Coronel Leandro é apresentado como novo comandante do CRPO Litoral

O coronel Leandro Oliveira da Luz assumiu o comando do CRPO Litoral no último dia 05/03.

A Câmara de Vereadores foi sede na manhã da última sexta-feira (2), da cerimônia oficial de posse do novo comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO Litoral), o coronel Leandro Oliveira da Luz. Vale ressaltar que Luz já estava no comando do CRPO Litoral desde o início de março, porém a passagem do cargo (de maneira oficial) só pode ser realizada agora, devido às restrições causadas pela pandemia.

Na presença do subcomandante-geral da Brigada Militar (BM), o coronel Claudio dos Santos Feoli, o coronel Luz recebeu o comando do coronel Marcel Vieira Nery. Nery foi o 14º comandante do CRPO Litoral, permanecendo no cargo entre 2019 e 2021. Após comandar as duas últimas edições da Operação Golfinho, ele agora vai atuar na Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado.

Também esteve presente na cerimônia o secretário estadual da Segurança Pública adjunto, o coronel da reserva Marcelo Gomes Frota; assim com diversas autoridades regionais civis e militares, além da Banda da Brigada Militar, a qual tocou os hinos Nacional e Riograndense.

HOMENAGEM E LEMBRANÇAS

Durante seu discurso de despedida, o coronel Nery convidou a todos os presentes para um minuto de silêncio pela memória do major Jair Francisco de Oliveira, que atuava no 2º BPAT; e do delegado regional da Polícia Civil, Paulo da Silva Perez, falecidos em março e junho deste ano, respectivamente. Após a sua fala, o militar teve a sua fotografia descerrada, a qual passa a fazer parte da Galeria de Comandantes do CRPO Litoral.

NOVO COMANDANTE

Ingressando na BM em 28 de fevereiro de 1990, o coronel Leandro Luz atuou no 1º, 6º, 19º e 24º Batalhão de Policiamento Militar (BPM). Além disso, também passou pela Academia de Polícia Militar (APM), pelo Batalhão de Polícia Rodoviária, pelo Centro de Material Bélico (CMB), pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), pelo Departamento de Inteligência e Assuntos Estratégicos (SJS) e o Departamento de Relações Interinstitucionais (SJS) até chegar ao comando do CRPO Litoral.

Nesses 31 anos de serviço prestado, Luz recebeu diversas honrarias como as medalhas Serviço Policial Militar – Grau Ouro (30 anos), Coronel Walter Peracchi Barcelos e Mérito Lanceiros de Osório, além das Comendas do Comando Rodoviário da Brigada Militar e Batalhão de Aviação da Brigada Militar, entre outros prêmios conquistados.

“Daremos seguimento ao trabalho realizado pelo meu antecessor (o coronel Marcel Viera Nery), com ênfase em três eixos: repressão, visibilidade e atendimento do telefone de urgência e emergência 190”, declarou o coronel Leandro. Para isso, ele pretende ampliar a frota de viaturas, adquirir mais armamento e novos equipamentos. “Buscamos equipar melhor a tropa. O PM (Policial Militar) precisa ter tranquilidade e segurança para prestar segurança à sociedade”, complementou o comandante do CRPO Litoral.

Foto: BM