CTG Estância da Serra realiza apresentações

Acélio Ferreira, Douglas dos Anjos e Valentina Ferreira realizaram apresentação de gaita.

Dando continuidade aos Festejos Farroupilhas na cidade, foi realizada na noite de sábado (18), no CTG Estância da Serra, uma série de apresentações artísticas. O evento contou com a participação do 1º Patrão da entidade, Rodrigo Ibañez. “É um momento de emoção para nós, principalmente nessa volta das apresentações depois do início da pandemia. Podemos mostrar um pouco do nosso trabalho. Porque o tradicionalismo gaúcho é utilizado nessa casa, não apenas na questão artística, mas principalmente como ferramenta de pessoas”, declarou. Além dele, também estiveram presentes o 2º Patrão do CTG, Aluísio Teixeira; o secretário municipal de Desenvolvimento, Cultura, Turismo e Juventude, Lucas Azevedo; além das prendas e membros da instituição.

CTG ESTÂNCIA DA SERRA

O CTG foi fundado em dois de abril de 1968, em virtude da conquista de Lizete Rolim no concurso da Mais Bela Prenda do RS de 1967. A conquista deu o direito de sediar o evento do ano seguinte, o que fez com que o Estância da Serra fosse fundado, tendo com 1º patrão Darci Azevedo.

Desde então, o CTG tem participado de inúmeros eventos tradicionalistas e sociais, cultuando a tradição riograndense. O Estância da Serra já participou de eventos em diferentes locais como os estados de São Paulo e Minas Gerais, além de outros países como Argentina, Uruguai, Alemanha, Bélgica e Holanda.

Entres os diversos prêmios conquistados, tiveram as conquistas dos seguintes festivas: Nobral, Fegarte, Enarte e Fest Chirú, além do Prêmio Negrinho do Pastoreio. Na área artística o Estância da Serra tem como destaque Gilnei Borba da Cunha, vencedor do Troféu Farroupilha do RS; Gilmara Silveira, 2ª Prenda do Estado (1991/92) e Isabela Nunes da Silva, 3ª Prenda Mirim do RS (2016/17) e 1ª Prenda Juvenil do RS (2019-2021). Recentemente o CTG recebeu o Prêmio de Entidade Tradicionalista mais atuante no Estado no período de pandemia.

APRESENTAÇÕES

Para mostrar um pouco do trabalho desenvolvido, o Estância da Serra realizou uma série de apresentações. As apresentações deram início com os gaiteiros Acélio Ferreira, Douglas dos Anjos e Valentina Ferreira. Na sequência foi a vez dos peões da Invernada Mirim Bernardo Medeiros, Felipe Martins e Gabriel Hilário apresentarem um número de chula. Depois, Aluísio Teixeira e Diego Coutinho também deram seus passos em um duelo de chula.

O trio Bernardo Medeiros, Felipe Martins e Gabriel Hilário apresentaram um número de chula.

Dando continuidade as apresentações, a 1ª Prenda do Estância da Serra, Lara Lima, realizou a declamação do poema ‘Louca’. As Invernadas Mirim e Adulta do Estância da Serra trouxeram uma bela apresentação de dança, dando encerramento ao evento.

Invernada Adulta do Estância da Serra realizou apresentação de dança.

Fotos: Divulgação