Defesa Civil alerta para chuva forte que pode agravar cheias no Rio Grande do Sul

cheiasA chuva que marca presença no Rio Grande do Sul há pelo menos 15 dias irá prosseguir e com chances de se intensificar nesta quinta-feira. Nesta quarta-feira, após divulgar que 56 municípios decretaram situação de emergência, a Defesa Civil alertou que diversas regiões do Estado devem se preparar para pancadas intensas de chuva. Segundo a MetSul Meteorologia, há possibilidade de precipitação forte no Norte e no Noroeste do território gaúcho, instabilidade que pode agravar situação das cheias no Estado

A Defesa Civil informou que o desnivelamento das bacias hidrográficas preocupa. Diversos pontos do Rio Uruguai, por exemplo, ainda estão acima do nível de alerta. Há também a chance de descargas elétricas, queda de energia, inundações em zonas ribeirinhas e alagamentos de curta duração em zonas urbanas.

De acordo com a MetSul, nesta quinta, as condições atmosféricas irão se deteriorar com o deslocamento de uma frente fria que vai trazer chuva com volumes elevados para diversas cidades gaúchas. Rio Guaíba é motivo de preocupação, assim como outros locais já verificados pela Defesa Civil.

Queda brusca da temperatura 

Na sexta-feira, a chuva deve dar uma pausa no Rio Grande do Sul. O sol deve voltar a aparecer com o ingresso de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar. O começo do dia, no entanto, ainda terá tempo instável em parte do Estado. As temperaturas irão despencar e o ar gelado provocará máximas baixas, menores que 10ºC, principalmente em cidades de maior altitude. O clima gélido chegará com vento, que deverá soprar com rajadas fortes a intensas (60 km/h a 80 km/h na maioria dos pontos), inclusive em Porto Alegre.

A combinação de ar gelado em altitude com instabilidade pode trazer neve e/ou chuva congelada entre a madrugada e a manhã de sexta-feira na Serra, Aparados e Planalto Sul catarinense.