A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para a possibilidade de grande quantidade de chuva nos próximos dias. Conforme aviso de centros meteorológicos, incluindo a MetSul,  temporais e chuvas extremas devem atingir algumas regiões do Estado já a partir desta terça-feira.
Modelos numéricos projetam volumes que variam de 100 mm a 300 mm de precipitação. A previsão é de que, como ocorreu em julho, as chuvas deem tréguas entre alguns períodos, mas acabem retornando de maneira intensa e se estendendo até a próxima quinta-feira. Também há o risco de temporais de vento e granizo  para os próximos dias.
São apontadas como possíveis regiões a serem afetadas: a Sudeste, Noroeste (Bacia do Alto Uruguai), Central oriental, Metropolitana e Litoral Norte.
Recomendações
A Defesa Civil gaúcha recomenda que em caso de tempestades – com raios, vento e granizo – a população permaneça em lugar seguro, com boas coberturas, feche portas e janelas e evite andar por locais abertos, assim como manusear equipamentos elétricos.
Em caso de inundações, a orientação é evitar o contato com as águas da chuva, não dirigir em vias alagadas, não transitar em pontes submersas e, ainda, manter o cuidado com as crianças próximas a rios. É de extrema importância que as comunidades se previnam, seguindo as orientações das Defesas Civis municipal e estadual, saindo de suas casas, quando necessário, e informando quaisquer danos ou riscos.
Problemas devem ser comunicados, inicialmente, à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de cada localidade. A Defesa Civil Estadual conta com atendimento 24 horas, através do telefone 199, e equipes já estão de prontidão para dar suporte aos municípios gaúchos.
Alertas
A Defesa Civil esclarece que alertas são previsões, que podem se confirmar ou não. Porém, levando em consideração o fato de diversos centros meteorológicos diferentes compartilharem das mesmas informações, o órgão repercute o aviso no intuito de informar os municípios e a população.

Bauru-SP_10-05-15_Quioshi_Goto