Deputado Gabriel Souza busca soluções para casos de abigeato na região

Presidente da AL-RS, Gabriel Souza (direita), durante reunião com vice-governador do Estado e o prefeito de Terra de Areia.

O crime de abigeato (roubo de bovinos e/ou equinos) tem sido frequente em todo o Litoral Norte, o que acaba afetando diretamente alguns municípios da região como é o caso de Terra de Areia. Para se ter uma ideia de janeiro até maio foram registrados 10 casos de abigeato, sendo sete apenas no último mês. Esse foi o mesmo número de ocorrências registrado pela Brigada Militar (BM) em todo o ano de 2020.

O aumento no número de casos na cidade de aproximadamente 12 mil habitantes tem afetado o setor da pecuária, principal fonte de renda do município. Pensando em buscar soluções para esse problema, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS), Gabriel Souza, se reuniu, de maneira online, na tarde de segunda-feira (31/05), com o prefeito de Terra de Areia, Aluísio Teixeira. Também participou da reunião o vice-governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior.

Entre os temas debatidos, foi discutido o aumento do efetivo da BM do município, além do retorno do plantão 24 horas da delegacia local. “Sem plantão na delegacia, os donos dos animais se deslocam a outras cidades para fazer o registro da ocorrência, por isso solicitamos que a delegacia ofereça o serviço ininterruptamente e que tenhamos o efetivo policial ampliado”, explicou Teixeira, Vale destacar que os soldados que atendem Terra de Areia, também são responsáveis pela segurança de Itati e Três Forquilhas.

O deputado Gabriel sugeriu que a prefeitura de Terra de Areia auxilie os pecuaristas a fazerem o registro do furto pela internet. Este tipo de crime pode ser comunicado pelo site da Polícia Civil, no endereço eletrônico: www.delegaciaonline.rs.gov.br. “Nem todos têm acesso ou conhecem o serviço virtual e a administração municipal pode ajudar a orientar os proprietários e a evitar subnotificações”, destacou o parlamentar.

MAIS EFETIVO PARA A REGIÃO

Durante o encontro, o vice-governador aproveitou para comunicar que o efetivo, tanto da BM, quanto da Polícia Civil (PC) do Litoral Norte, vai receber mais soldados. Os novos policiais vão ser destinados após a formatura dos cursos da Brigada e da PC, que estão previstos para ocorrer em agosto desse ano. Além disso, o governo gaúcho já está analisando o preço de novas viaturas para a Patrulha Ambiental (Patram), pedido esse realizado pelo prefeito de Terra de Areia.

CRIME DE ABIGEATO

Abigeato é uma espécie de crime de furto que envolve a subtração de animais, principalmente domesticados, como animais de carga e animais para abate, no campo e fazendas. A pena varia de dois a cinco anos de prisão, além de pagamento de multa.

NÚMEROS NA REGIÃO

Em 2020, foram registrados 238 casos de abigeatos em todo o Litoral Norte, sendo 51 apenas em Mostardas, o que equivale a 21,4% do total de casos registrados na região. Além de Mostardas, outras 21 cidades das 23 da região registraram casos de abigeato no ano passado, incluindo Osório, que teve 15 ocorrências. Apenas Mampituba não teve nenhum registro do crime em 2020.

Na comparação com o último ano, houve uma pequena queda no número de abigeatos. Entre janeiro e abril desse ano foram registrados 67 casos, 14 há menos do que o mesmo período do ano passado. A maior incidência de casos ocorreu em Palmares do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Os dois municípios tiveram um aumento em comparação com os quatro primeiros meses de 2020. Em Palmares os casos subiram de 11 para 14. Já em Santo Antônio, o número de ocorrências subiu de nove para 10.

No geral, as cidades tiveram uma queda no número de casos de abigeato. Em relação aos quatro primeiros de 2020, 17 municípios tiveram queda ou permaneceram com o mesmo número de ocorrências, como é o caso de Osório, que teve sete casos de abigeato nos dois períodos. Até o final de abril, oito cidades ainda seguiam sem registrar casos de abigeato no Litoral em 2021. São elas: Caraá, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá. A seguir veja os dados dos casos de abigeato na região:

CASOS DE ABIGEATO NO LITORAL NORTE DO RS*

MUNICÍPIO2020JAN – ABR (2020)JAN – ABR (2021)
Arroio do Sal422
Balneário Pinhal723
Capão da Canoa631
Capivari do Sul714
Caraá410
Cidreira533
Dom Pedro de Alcântara510
Imbé423
Itati300
Mampituba000
Maquiné1471
Morrinhos do Sul111
Mostardas51128
Osório1577
Palmares do Sul271114
Santo Antônio da Patrulha27910
Tavares1963
Terra de Areia10310
Torres1252
Tramandaí523
Três Cachoeiras100
Três Forquilhas720
Xangri-lá410
LITORAL NORTE2388167

*Dados disponibilizados pela Secretaria do Estado de Segurança Pública (atualizados até às 19h do dia 03/06 de 2021).

Foto: Joel Vargas