Desfile de 20 de Setembro atrai grande público

O município de Osório realizou nesta manhã uma bela demonstração de amor e orgulho a cultura gaúcha. O 20 de Setembro foi comemorado com o tradicional Desfile Farroupilha na Avenida Marechal Floriano Peixoto, com a presença do prefeito Eduardo Abrahão, a primeira-dama Soraia Abrahão, o vice-prefeito Eduardo Renda, o secretario de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, Marcelo Giacomelli, demais autoridades e a comunidade, que prestigiou e aplaudiu cada uma das entidade que passou pela avenida.

Um dos destaques da manhã foi a presença de um grande números de crianças pilchadas que desfilaram à cavalo sozinhas ou acompanhadas de pais e familiares.

O prefeito Eduardo Abrahão fez uma avaliação muito positiva do evento que neste ano homenageou o CTG Herança Charrua. “Minha avaliação é a melhor possível. Estou feliz com o que vi nesta manhã e agradeço a todas as entidades, CTGs e Piquetes, que participaram e, especialmente o público que prestigiou a festa do tradicionalismo e demonstrou a importância da cultura gaúcha no município de Osório. Muitas pessoas vieram para a avenida comemorar a data que é muito importante no Estado.  Pudemos ver o quanto o valorizado junto aos osorienses. Destaco minha gratidão a secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude,  que promoveu o evento; a secretaria de Obras que está fazendo a limpeza e todos os envolvidos. O Desfile demonstrou o que essa data dignifica para cada um de nós, quando reverenciamos a nossa cultura, estamos reverenciando um pouco da história de cada um de e dos nossos antepassados,  deixando assim uma chama para nossos descendentes. O números de crianças pilchadas na Avenida, é uma preparação daqueles quem seguirão mantendo a cultura do RS, com tudo o que fizemos nesta Semana dos Festejos: pilchas, símbolos, Hino, cavalo, churrasco e amor ao tradicionalismo”.

O cidadão Fortunato Capaverde afirmou que o Desfile foi nota 10. “Estava muito bom o desfile de 20 de Setembro em Osório e nós sempre temos o tradicionalismo em primeiro lugar. Estamos todos de parabéns”.

Quem também prestigiou o Desfile foi Américo Brum Gularte, que explicou ter gostado muito da festa na Avenida. “Sou unânime com a nota 10, sempre participo do Desfile e vejo o respeito que temos pelo tradicionalismo sendo mantido. Temos orgulho e gostamos muito de ser gaúcho, agora estamos só pelo sagrado churrasco. Viva o RS”.

“Osório está de parabéns mais uma vez. O Desfile de 20 de Setembro foi uma maravilha, participo sempre dessa festa e novamente superou todas as expectativas. Até o clima ajudou e permitiu que viéssemos para a Avenida reverenciar o nosso Estado, nosso Rio Grande que é o nosso orgulho. Vamos festejar sempre”, afirmou o osoriense, Oraci Brum Gularte.

O desfile que integra a programação dos Festejos Farroupilha, é uma realização da PMO/Jogue Limpo através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude.