upload-20161128110631detran_rs_novA partir desta semana, candidatos que forem fazer a prova teórica para a carteira de motorista terão que confirmar sua identidade a partir da leitura da digital. A medida começa a valer para a sala de provas de Porto Alegre nesta segunda-feira (28) e para as sete regionais do DetranRS no interior do estado nas seguintes datas: Caxias e Pelotas (29), Santa Maria e Passo Fundo (30), Santo Ângelo, Alegrete e Ijuí (1º).

O cronograma de implantação do controle biométrico no estado começou em setembro, com o cadastramento das digitais na abertura do serviço de habilitação. A prova teórica é a primeira etapa de verificação biométrica no processo de habilitação, após a abertura do serviço. Ao longo de 2017, a biometria será implementada em todas as etapas da habilitação: exames médico e psicológico, aulas teóricas e práticas e todos os exames.

Prevista em normativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a biometria em todas as etapas da formação do condutor com a identificação das digitais do candidato possibilita um controle maior sobre o processo de habilitação.

Registro eletrônico e filmagem

Além da biometria prevista em lei, o DetranRS também está implantando o registro eletrônico e a filmagem nas aulas e provas práticas de direção. O novo sistema já está sendo utilizado nas aulas desde setembro. A utilização das câmeras nas provas começou no início de novembro em dois centros de formação de condutores e será gradual no estado.

Além de padronizar os procedimentos dos instrutores e examinadores, o sistema possibilitará ao candidato, no futuro, solicitar imagens da sua prova. O registro eletrônico também permitirá a geração de relatórios (com as faltas mais cometidas, por exemplo), que ajudarão a qualificar o processo de habilitação no Estado.

Texto: Mariana Tochetto /Ascom DetranRS 
Edição: Léa Aragón/ Secom