upload-20160118161639balada_segura_18_janCom blitz da Balada Segura, palestras para candidatos à primeira habilitação e atividades educativas na beira da praia, o DetranRS está presente no Litoral neste veraneio. Nessa última semana, a equipe da educação para o trânsito esteve em Capão da Canoa, e desenvolveu um trabalho em parceria com a Departamento Municipal de Trânsito e o CFC local. A Balada Segura passou por Xangri-lá, Capão da Canoa, Imbé, Atlântida e Tramandaí.

Na Avenida Beira Mar, em Capão, técnicos da Escola Pública de Trânsito do DetranRS conversaram com os veranistas sobre o uso correto da cadeirinha e os perigos do excesso de velocidade. Mas o maior interesse foi pelo etilômetro. Os visitantes puderam fazer o teste e tirar suas dúvidas sobre a legislação de trânsito e os procedimentos nas blitze. O DetranRS também ministrou palestra para os candidatos à primeira habilitação no CFC Capão da Canoa, levando uma reflexão sobre o filme Velozes e Furiosos.

Balada Segura

Durante a noite, os agentes de trânsito do DetranRS montam a tenda e o balão da Balada Segura em locais estratégicos para verificar se os condutores estão cumprindo as regras que garantem a segurança no trânsito. Nesse tipo de blitz, todos os condutores abordados são convidados a fazer o teste do etilômetro. A recusa submete o condutor às mesmas penalidades do teste positivo, garantindo que nenhum condutor que passe pela blitz prossiga viagem sob o efeito de álcool.

Só na última semana, foram 431 abordagens nas blitze da Balada Segura, com 108 infrações e 41 flagrantes de embriaguez. Desde o início do veraneio, já ocorreram dez blitze em seis praias de grande movimento. A fiscalização fez 731 abordagens, flagrou 242 infrações e retirou de circulação 102 motoristas embriagados ou supostamente embriagados, por recusa.

O DetranRS segue com as ações educativas e de fiscalização no Litoral até o final do período de veraneio.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/Ascom DetranRS
Edição: Léa Aragón/Secom