Dicas para administrar o tempo nas provas do Enem

enem-17401081Uma das maiores preocupações dos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é em relação ao tempo para responder todas as questões. Neste sábado (24) serão quatro horas e meia para 90 questões de ciências da natureza e ciências humanas. Mas a dificuldade aumenta no domingo (25). Apesar de ganhar uma hora a mais, o segundo dia tem 90 questões dividas em português e matemática, mais a redação.

A professora de redação Luísa Canella alerta que o ideal no segundo dia é que o estudante comece a prova pela redação. “A dica que nós sempre damos é escrever o texto na folha de rascunho e depois partir para as demais questões da prova”, afirma.

Tanto no primeiro quanto no segundo dia, a orientação é que o candidato faça primeiro as questões mais fáceis e depois vá para aquelas que identificou ter mais dificuldades.

Nada de ficar muito tempo na mesma questão. Se não sabe, pula para a próxima. Depois, retoma a redação para passar a limpo.

“Passar a limpo é importante porque nesse processo o candidato já pode identificar erros e problemas no texto que não tinha percebido antes”, afirma a professora.

Para a redação, a estimativa da professora é que seja necessário uma hora. Para as questões, a média é de dois minutos para resolver cada uma.

Dicas para a redação
A redação do Enem avalia cinco competências, com foco no cuidado com a norma culta da língua, na capacidade de desenvolver argumentos e de propor uma solução para um tema social. A nota varia de 0 a mil.

Para evitar o zero, a professora Luiza Canella alerta: o texto deve ter pelo menos oito linhas e não pode fugir do tema proposto.

Para garantir uma boa nota, é preciso estar atento à norma culta, evitando o uso de gírias e chavões. Se não tiver certeza da grafia de uma palavra, a recomendação é trocar por outra.

A professora explica ainda que entre os requisitos na redação do Enem está a necessidade de apresentar uma proposta de intervenção social. O que isso significa: que o estudante deve propor algo para solucionar o problema proposto no tema, lembrando sempre de respeitar os direitos humanos.

Relembre temas que já caíram no Enem

Enem 2009 – O indivíduo frente à ética nacional
2010 – O trabalho na construção da dignidade humana
2011 – Viver em rede no século 21: os limites entre público e privado
2012 – Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Programe-se

Enem 2015: 24 e 25 de outubro (sábado e domingo)
Horário: 13h (os portões abrem às 12h)
Primeiro dia: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Segundo dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação
Tempo de prova: 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo