Doença do mormo cancela Desfile Farroupilha em Capivari

11924261_688532161247859_7167359835389824042_nPor questões de segurança, Capivari do Sul cancelou o tradicional Desfile Farroupilha, que aconteceria no dia 19 de setembro. A medida foi acertada após reunião do prefeito Marco Cardoso com o patrão do Piquete Laçadores de Capivari do Sul, Duval Netto. Conforme o prefeito, desde junho, quando foi registrado o primeiro caso de mormo no Estado, é obrigatória a apresentação do exame negativo para que os cavalos possam participar de eventos.
Para qualquer atividade com concentração de animais, os criadores devem apresentar a Guia de Trânsito Animal, que aprove a circulação dos cavalos, comprovar vacina contra Influenza e resultados negativos para anemia e mormo. “Como muitos dos cavalos do município não possuem essa documentação, decidimos não arriscar a saúde dos animas e, principalmente, da população”, explicou o prefeito.
Em relação à cavalgada, o prefeito salientou que será cobrado o exame de mormo de todos os animais que transitarem pelo município. “Caso algum animal passe pela fiscalização sem ser cobrado, queremos esclarecer que a responsabilidade será do dono e do organizador do evento”, destacou.