A Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) realizou entre os dias 19 e 28 de maio, um curso de capacitação sobre o manejo de abelhas para os Bombeiros Voluntários de Arroio do Sal. O curso, ministrado pelos extensionistas da Emater Ricardo Valim e Wolnei Fenner, foi um pedido dos próprios bombeiros, devido o aumento de ocorrências com abelhas na região.

Durante todo o curso, os bombeiros voluntários puderam apreender sobre os seguintes temas: Biologia das abelhas; castas; manejo com a fumaça; produtos gerados pela abelha; manejo do ninho claro; observação dos favos; boas práticas de higiene; associativismo e comercialização; materiais apícolas necessários para a atividade; instalação e localização; apiário; floradas; preparação dos caixilhos; alimentação, divisão e transferência de enxames; colheita de mel e associativismo agrícola.

Segundo Ricardo Valim, “a capacitação vem a contribuir, formando uma rede de cooperação para resolver problemas da região e também possibilita que os bombeiros voluntários possam utilizar os recursos advindos da apicultura para auxiliar na sustentação da Associação”.

Foto: Emater


There is no ads to display, Please add some