Encerrada paralisação de professores em Cidreira

As aulas na Rede Municipal de Cidreira voltaram ao normal nesta quinta (23). Após reunião com o prefeito Elimar Tomaz Pacheco, os professores da Rede Municipal de Cidreira encerraram a paralisação. A reunião aconteceu na tarde de quarta-feira (22). Segundo informações, o prefeito se comprometeu em verificar a situação orçamentária do município fazendo um amplo estudo nas finanças, tanto dos recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), quanto com os recursos próprios, para chegar a um denominador comum na questão do reajuste reivindicado pela classe.

Elimar já agendou uma nova reunião para a próxima quinta (30), quando poderá apresentar uma proposta. Entretanto, não houve afirmação ou promessa de reajuste. Inicialmente o prefeito de Cidreira informou que não tinha condições de anunciar algum índice pois depende das informações que serão juntadas nos próximos dias.  A paralisação iniciou na terça-feira (21) e se encerrou na tarde de quarta (22), mobilizando cerca de 90% da categoria.

Os professores almejam o reajuste de 33,24% concedido pelo governo federal ao Piso Nacional dos Professores. Desde fevereiro, os professores aguardavam uma posição do Executivo. Além de reajuste, os professores buscam melhorias na infraestrutura das escolas e resolução na falta de professores e até de materiais escolares. Uma comissão de professores estará acompanhando os estudos orçamentários que serão feitos a partir de agora. O prefeito salientou que estará dando prioridade às demandas apresentadas.

O vereador Claudio Hoffmann (Republicanos), que é presidente da Comissão de Educação do Legislativo, salientou que a movimentação dos professores foi histórica “Há muito tempo os professores não são valorizados e nem mesmo o Sindicato dos Municipiários de Cidreira lutou pela classe. Os professores estão de parabéns por toda a união que resultou na abertura das negociações e o prefeito, com certeza, fará o melhor possível. Os professores tiveram coragem de lutar e tenho certeza que serão vencedores”, declarou.

Foto: Divulgação