Escola Tuiuti Vence o 4º Prêmio RBS de Educação

Três escolas do Rio Grande do Sul foram agraciadas com o Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo. A premiação foi entregue durante solenidade realizada na noite desta sexta-feira (11) no estúdio principal da RBS TV, em Porto Alegre.
Foi a quarta edição do evento. Os nove trabalhos finalistas foram anteriormente selecionados pelo júri de especialistas em leitura, professores e profissionais do Grupo RBS, e os três campeões foram apontados por meio de votação popular na internet.

Educador de Escola Pública
Henrique Silveira Leal
EMEF Tuiuti
Osório – RS
Projeto: Ler, pensar e representar: o teatro na escola

O objetivo do prêmio é valorizar iniciativas de professores e alunos, de instituições públicas e privadas do estado, além de voltar a atenção da comunidade para a causa, já que os ganhadores são escolhidos por votação popular. Embora tenha a leitura como foco, o projeto abre espaço para todas as disciplinas da Educação Básica.
História do prêmio
O Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo já está na quarta edição. Desde o início do projeto, em 2013, foram avaliados mais de 3,3 mil trabalhos de incentivo à leitura, aplicados em diferentes áreas do conhecimento. No total, foram mais de 1,4 milhão de votos na categoria Educação Básica. No eixo de formação, mais de 22 mil pessoas realizaram o curso online gratuito sobre estratégias de mediação de leitura. Desde 2015, o curso, que fica disponível no site do projeto. É certificado pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul.

PREFEITO DESTACA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

O prefeito Eduardo Abrahão destacou que o prêmio é o reconhecimento pela qualidade do ensino praticado nas escolas municipais. Parabenizou a direção, professores e comunidade da Escola Tuiuti pela participação. “Este prêmio aumenta a nossa responsabilidade pela continuidade na qualidade de ensino da cidade de Osório “disse o prefeito.
O secretário de Educação Dilson Maciel também destacou a direção professores, alunos e pais, enfim a comunidade em geral que teve participação decisiva para que a escola fosse destaque a nível de estado.
O professor Henrique Leal, em entrevista ao Jornal do Almoço fez um agradecimento especial ao Litoral Norte do estado, que fez uma mobilização gigante na Internet a favor do projeto. “A mobilização foi enorme. Tenho muito orgulho da nossa escola” disse ele.