Inicia na próxima segunda-feira (26), o estacionamento rotativo da cidade. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h e 30min às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. Ao todo, vão ser disponibilizadas 533 vagas para veículos, no quadrilátero entre as ruas Sete de Setembro, Manoel Marques da Rosa, Jorge Dariva e Júlio de Castilhos. O tempo máximo de uso será de duas horas, sendo cobrado o valor de R$ 2,50 a cada hora utilizada. Após esse horário o usuário precisa buscar outra vaga. Ao todo, vão ser três formas de pagamento:

Uma delas é pelo APP Pare Fácil. Para baixar o aplicativo acesse a loja de aplicativos se seu celular. O APP está disponível para os sistemas Android e Ios. Pelo aplicativo é possível adquirir créditos utilizando cartão de crédito, tendo o valor mínimo de compra de 20 reais. No caso do aplicativo, só vai ser descontado o valor que for utilizado. Vale ressaltar que o seu crédito não expira, caso não seja utilizado. Além disso, o aplicativo avisa o usuário quando estiver com o tempo próximo de esgotar.

As outras formas de pagamento vão ser por meio de algum comércio credenciado, onde o usuário poderá comprar o ticket de no mínimo uma hora. Ou ainda com os agentes (amarelinhos). Nesses casos, mesmo que a pessoa não utilize o tempo todo, ela vai precisar pagar a hora inteira, ou seja, se utilizar até 59min paga R$ 2,50; caso fique entre 1h e 01min até 1h e 59min, o usuário paga o valor de cinco reais.

O condutor vai ter a disponibilidade de cinco minutos de carência, após esse tempo o valor vai começar a ser cobrado. Haverá penalidades por descumprimento de pagamento ou ultrapassar o tempo, sendo a multa de 10 reais (quatro vezes o valor da hora), precisando ser paga em até 48 horas. Caso isso não ocorra, será aplicada a Lei do Código de Trânsito, a qual prevê multa de 195 reais e a penalidade de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Na manhã de quinta-feira (22), foi realizado, por meio de uma live no Youtube, o lançamento oficial do estacionamento rotativo. A cerimônia, que foi comandada pelo presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório (Acio), Tiago Antolini, contou com a presença de um dos sócios-proprietários da G2 Empreendimentos – Logística Ltda, Gilberto Guidorizzi da Silva Junior; e do Gerente Operacional, Bruno Henrique Oliveira.

A empresa G2 vai ser a responsável pelo estacionamento rotativo, após vencer a concessão de cinco anos, com possibilidade de renovação para outros cinco anos. Com sede na cidade de Cornélio Procópio, no Norte do Paraná (PR), a empresa tem foco principal na mobilidade urbana, tratando principalmente do estacionamento rotativo, entre outros serviços do ramo.

Segundo Gilberto, a empresa vem para fazer “o melhor”, com respaldo da prefeitura, alcançando o que é esperado, havendo a “democratização do espaço público”. O sócio-proprietário da G2 garantiu que o estacionamento vai melhorar o comércio. Conforme ele, em outras cidades onde a empresa atua, o movimento do comércio cresceu em até 30%.

Segundo o prefeito Roger Caputi, a ideia do estacionamento rotativo não vem de hoje. É válido destacar que esse é um projeto, ainda do governo Abrahão, que só agora está sendo colocado em prática. De acordo com o atual prefeito osoriense a definição da implantação do serviço só ocorreu após serem ouvidos representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório (Acio) e dos Sindicatos dos Lojistas (Sindilojas) e dos Comerciários da cidade.

“O estacionamento rotativo vem sendo discutido há alguns anos e acreditamos que é importante a implantação. Que fique claro que essa decisão foi tomada com base em audiência pública, ouvindo as instituições e a população, que entenderam a importância e a necessidade do estacionamento rotativo. É uma demanda importante para cidade de Osório. No início pode gerar algum transtorno, a população pode não compreender, mas para uma cidade que pensa grande e pensa em crescer é necessário oferecer uma condição melhor na questão do atendimento do cliente. Precisamos avançar e realmente possibilitar que as pessoas possam utilizar o espaço público com mais democracia”, declarou Roger Caputi.

ALGUMAS DÚVIDAS RESPONDIDAS

Não haverá vagas especiais para idosos ou deficientes. Motociclistas vão ter vagas disponíveis para eles, onde não haverá cobrança. Já os motoristas de automóveis vão ter vagas disponíveis que não precisam pagar. Nesse caso o veículo precisa ficar estacionado com o pisca alerta ligado e o tempo limite é de 15 minutos.

Moradores dos locais que vai haver o estacionamento que não possuam vagas de garagem devem procurar a Secretaria Municipal de trânsito de Osório e comprovar a necessidade. Conforme a G2, vai ser emitida uma espécie de crachá, destinando uma vaga por prédio.

Vale ressaltar que, a empresa deixou bem claro, que não se responsabiliza em casos de danos ou roubo de veículos, ou qualquer outro ocorrido com o carro.

Foto 1: Divulgação

Foto 2: Lucas Filho

Placas de sinalização já foram colocadas nos locais onde vai funcionar o estacionamento rotativo.

There is no ads to display, Please add some