A Secretaria da Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde um novo lote com 350 mil doses de vacinas para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B), na manhã desta terça-feira (28). Com essa remessa, as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) vão receber 100% das doses para a segunda etapa da campanha. Para disponibilizar as vacinas para a população, as secretarias regionais buscam os lotes junto à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) e, então, os repassam aos municípios.

Durante o período de 16 de abril até oito de maio, o foco é vacinar doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, população indígena, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A partir do dia (09/05), que também será o ‘Dia D’ de vacinação em todo território nacional, a campanha é destinada a crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.

A distribuição gradual das doses aos Estados e, consequentemente, aos municípios ocorre conforme disponibilidade de produção do Instituto Butantã. O próximo lote está previsto para chegar ao Estado no início da próxima semana.

Vale ressaltar que na primeira etapa da campanha; a qual foi destinada a vacinação de idosos e profissionais de saúde; (em ambas) foi atingida a marca de 100% da estimativa de público vacinado.

Foto: SES