Estudante osoriense conquista 1o lugar na Femic

Estudante do IF-RS, Campus Osório, Victórya Leal.

O trabalho da estudante do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituo Federal do RS (IF-RS), Campus Osório, Victórya Leal, segue sendo reconhecido. Dessa vez o ‘Projeto Fidere: Desenvolvimento de um APP voltado à economia circular de brechós e associações do Litoral Norte gaúcho’, conquistou o 1º lugar da Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic) Jovem, na categoria Ciências Sociais e Aplicadas. Em sua 5ª edição, o evento foi realizado entre 25 de outubro até o último sábado (6), de maneira online.

O trabalho da estudante recebeu a maior nota da Femic Jovem, alcançando a somatória máxima em todos os critérios e com todos os avaliadores. Ela foi premiada com credencial para participar da Genius Olympiad 2022, que acontece em Nova York, nos Estados Unidos.

“Estou extremamente feliz e grata por tudo que a educação, a ciência e a orientação da professora Flávia Twardowski lhe proporcionou e proporciona. “Fazer ciência é a maior paixão da minha vida, e é a minha forma de fazer a diferença no mundo. Então, ser escolhida para representar nosso país mais uma vez e poder contar de todo esse amor que tenho pela ciência é uma imensa honra e felicidade. Tenho certeza que eu e a professora Flávia daremos o nosso melhor para levar o nome de Osório, do Rio Grande do Sul, do IFRS e do país nesse tão importante evento internacional”, declarou Victórya.

A Genius – International High School Environmental Project Olympiad é uma competição internacional de projetos do Ensino Médio sobre questões ambientais. Fundada e organizada pelo Terra Science and Education e pela Universidade Estadual de Nova York. A Genius Olympiad sedia projetos em cinco disciplinas gerais com foco no meio ambiente.

Além do prêmio e da garantia de ir aos Estados Unidos, Victórya, terá sua história contada na revista em quadrinhos da Femic. “Espero que sirva de inspiração e exemplo para outros jovens de que é possível, através da educação e da ciência, fazermos a diferença e realizarmos nossos sonhos. Quero que esse importante meio de comunicação mostre como uma menina que abraçou a iniciação científica aos 14 anos pode, junto a seus orientadores, tornar tudo possível e que, desse modo, outros estudantes também possam”, ressalta a estudante osoriense.

O PROJETO – O trabalho premiado buscou uma solução para alavancar a economia circular de brechós e associações da região do litoral norte gaúcho. Para isso, foi realizado o mapeamento de 35 brechós e 14 associações femininas nas cidades de Capão da Canoa, Osório e Tramandaí. O primeiro resultado foi a criação de um aplicativo de celular inovador, com o modelo de testes disponível no Google Play, e que funcionará como loja virtual. A pesquisa tem orientação da professora Flávia Twardowski, atual diretora do IF-RS, Campus Osório, sob coorientação do docente Cláudius Jardel Soares. Essa é a 20a premiação recebida por Victórya devido a pesquisa. Segundo ela, ao todo, já foram mais de 30 conquistas estaduais, regionais, nacionais e internacionais, em toda sua trajetória na Ciência.

Foto: Divulgação