Estudantes protestam e ocupam campus do IFRS em Osório

06585-10-10-16-Ocupacao-no-IFRSDesde a tarde de domingo, dia 9, cerca de 45 estudantes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – IFRS campus Osório ocuparam a entidade em protesto aos projetos e medida provisória do Governo Federal que atingem a área da educação no país. Faixas com os dizeres “IF ocupado” e “todos pela educação” foram colocadas na parte externa e interna do campus localizado na Rua Santos Dumont, bairro Albatroz.
Segundo uma das líderes do movimento, a estudante Maria Eduarda Santos de Almeida durante esta manhã de segunda-feira, dia 10, nos dois últimos períodos ocorreu um aulão aberto à comunidade no auditório do campus. “O nosso protesto contra a Medida Provisória 746 que trata da reforma do Ensino Médio e não torna várias disciplinas importantes obrigatórias ocasionando um grande prejuízo para o ensino, além da PEC 241 que vai restringir e muito os investimentos na Educação”, destaca a estudante.
Desde a última quinta-feira, dia 6, os estudantes já estavam se reunindo e organizando uma manifestação. No último sábado, dia 8, eles já estiveram protestando pela manhã no Largo dos Estudantes onde ocorre a Feira do Produtor e a movimentação no local é grande. Eles pretendem ocupar o prédio até esta segunda-feira, dia 10, mas devem continuar realizando protestos. Outros campus do IFRS no Estado também foram ocupados por estudantes.

Texto e foto: Gabriela Pacheco