EXCLUSIVO: Osoriense disputa Pan de Lima

Teve início na última sexta-feira (26) os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, com a cerimônia de abertura. Porém, as competições começaram dois dias antes, com os primeiros jogos do handebol.

Nesse ano o Pan chega a sua XVIII edição contando com a participação de mais de seis mil atletas de 41 países das Américas do Sul, do Norte, Central e do Caribe. Nos dezessete dias de competição ocorrem 417 eventos esportivos em 38 modalidades.

O Brasil levou ao Peru uma delegação com 486 atletas. Destes 31 são gaúchos. A região do Litoral Norte gaúcho esteve representada por uma atleta: a osoriense Janice Teixeira Gil, do Tiro Esportivo.

MODALIDADE

A Fossa olímpica (prova de Janice) é uma prova do tiro esportivo. O objetivo é disparar sobre um número específico de alvos, ou pratos, em forma de disco 11 cm de diâmetro, e feitos com base em betume e calcário.

Em cada prova são lançados 125 pratos para os homens e 75 para as mulheres, em séries de 25 unidades. No final da fase classificatória, os seis atiradores com a maior soma de pratos quebrados disputam uma série final na qual se disputam as medalhas. A pontuação final é a soma do número de pratos quebrados da final com os pontos da fase classificatória.

A pedana de fossa olímpica se divide em 5 posições, para cada posição se encontra 3 máquinas lançadoras de pratos a 15 metros de distância enterradas em uma fossa. O atirador, ocupando um dos 5 postos, não possui conhecimento qual máquina irá lançar o prato. O atirador pode dar dois disparos por prato (com exceção da fase final, em que só é permitido um), sendo indiferente se quebrar no primeiro ou no segundo disparo. O atirador tem o tempo que necessitar para disparar o tiro após o lançamento do prato, contudo o alvo se afasta cada vez mais dificultando o acerto.

EM LIMA

A atleta de 57 anos chegou ao seu quinto Pan-Americano sabendo das dificuldades que teria para buscar uma medalha. Janice começou a competir no último domingo (28), quando iniciou a prova na qual ela é especialista, a Fossa Olímpica. As provas do tiro estão sendo realizadas na Base Aérea de Las Palmas.

Nessa edição dos Jogos 14 competidoras entraram na disputa por medalhas, mas só as seis melhores atletas chegariam a fase final. No primeiro dia de provas Janice Teixeira acabou não se saindo muito bem e com 57 pontos terminou o dia em décimo primeiro lugar. Entretanto o equilíbrio da prova colocava a brasileira com chances de brigar por uma vaga na final. A gaúcha ficou apenas a sete pontos da sexta colocada, Ana Soto, atleta da Guatemala. A liderança da prova ficou a estadunidense Ashley Carroll, com 72 pontos.

A segunda etapa da qualificatória foi realizada na manhã desta segunda-feira (29). Mesmo na briga por uma vaga na final Janice não conseguiu melhoras seu desempenho e terminou a competição na décima segunda colocação com 94 pontos, 11 pontos a menos que a sexta colocada, a mexicana Alexandra Ramírez. A liderança manteve-se com a atleta dos Estados Unidos (EUA) Ashley Carroll com 120 pontos.

FINAL

As seis melhores classificadas na primeira fase disputaram a final durante a tarde desta segunda. Liderando a prova desde o início, Ashley Carroll ficou com a medalha de ouro fazendo 40 pontos. Os Estados Unidos também ficaram com a prata, com Rachel Tozier. Ela fez três pontos a penas que sua compatriarca. O bronze ficou com a mexicana Alejandra Ramirez que fez 26 pontos.

A ATLETA

Em Lima, Janice Teixeira Lima chegou ao seu quinto Pan-Americano. Ela que conquistou um bronze em Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003, também soma dois quinto lugares no Rio de Janeiro (2007) e em Toronto, no Canadá (2015), e um nono lugar em Guadalajara, no México (2011).

A osoriense, oito vexes campeã brasileira, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, onde não teve uma boa atuação e ficou na vigésima primeira colocação (último lugar).

A atleta ainda não sabe se os Jogos de Lima foram sua última competição, mas se depender da vontade e da gana de Janice, ela ainda tem fôlego para pelo menos mais um Pan-Americano.

VALE RESSALTAR

As provas do tiro esportivo seguem até o próximo sábado (03/08). Os Jogos Pan-Americanos terminam no dia 11 de agosto com o término das últimas competições e a realização da cerimônia de encerramento.

.