Expectativa para região é que vendas durante o Natal sejam iguais a 2019

Com liberação das praias e maior flexibilização do comércio no Litoral Norte, expectativa é que vendas de Natal sejam iguais a 2019.

O final do ano está chegando e o comércio do Litoral Norte demonstra boas perspectivas para as venda de Natal e a temporada de verão. Apesar do ano atípico devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, há uma expectativa otimista dos comerciantes na procura por presentes nos dias que antecedem a festa natalina e a virada do ano.

De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Imbé e Tramandaí, Marcelo Marques, a CDL projeta que os negócios do Natal de 2020 tendem a apresentar resultados equivalentes aos de 2019. Apesar de não haver nenhum levantamento formal sobre as vendas do comércio, Marcelo Marques prevê um Natal e uma temporada de verão rentável em todos os segmentos nas duas cidades. “Estamos trabalhando junto com as prefeituras de outros municípios para melhorar os indicadores e poder trabalhar melhor. Apenas em Tramandaí e Imbé temos 4,5 mil empresas entre comércio e prestadores de serviço, que podem aquecer a economia neste Natal e no verão, ressaltou o presidente da CDL.

Marcelo revela, no entanto, que além da expectativa de boas vendas no comércio, existe uma preocupação com relação a incerteza do que pode vir acontecer em meio à pandemia. “Existe uma certa aflição com essa situação atípica que estamos vivendo. Não sabemos se vai se agravar e se os números de casos, internações e óbitos vão aumentar. Agora o governo liberou as praias, mas se tivermos novamente restrições, tanto no comércio quanto nas praias, isso vai se refletir diretamente no comércio e serviços, e as pessoas deixarão de vir para o principal atrativo do Litoral Norte”, enfatizou Marques.

O presidente do CDL de Imbé e Tramandaí informou ainda, que foi criada a campanha Ilumina e Tramandaí para despertar o sentimento de esperança em meio à pandemia. “Estamos fazendo uma campanha de conscientização pedindo que, não só o comércio, mas a população em geral cumpra todos os protocolos de prevenção à Covid-19”. Ele ainda complementou: “Há bastante gente no Litoral para movimentar a economia, que nos ajuda a ter otimismo quanto a boias vendas no comércio, mesmo com as incertezas da pandemia”, destacou Marcelo Marques.

VALE RESSALTAR

Na semana passada o governador Eduardo Leite aprovou o protocolo apresentado pelos prefeitos do Litoral Norte, o qual flexibiliza as medidas de proteção para as cidades da região, mesmo estando na bandeira vermelha. As novas medidas, além de liberarem o acesso as praias, praças, parques, etc, para os veranistas, flexibiliza o comércio, facilitando para que haja um aumento nas vendas. A seguir veja como ficaram as novas medidas de distanciamento controlado, segundo o Plano de Prevenção da Covid-19, elaborado pela Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte).

Locais públicos abertos (ruas, calçadas, parques, praças, faixa de areia, mar, lagoa, rio e similares)

Obrigatório uso de máscaras com distanciamento interpessoal de no mínimo um metro;

Recomenda-se o distanciamento de três metros entre núcleos familiares na beira mar;

– Recomenda-se o menor tempo de permanência nos locais públicos;

– Atividades físicas e caminhadas estão liberadas, com o uso de máscara.

Restaurantes a la carte, prato feito e Buffet – Aberto ao público, obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.

Lanchonetes, lancherias e bares – Aberto ao público, obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.

Hotéis e similares – Aberto ao público com 75% da capacidade de ocupação e todos os cuidados sanitários.

Comércio Varejista, centros comerciais e shoppings – Aberto ao público, obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.

Comércio de Rua – Aberto ao público, obrigatório o uso de máscara e distanciamento social.

Feiras e exposições permanecem fechadas, assim como eventos sociais, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, bares e pubs ou similares.

Missas e serviços religiosos – 30% de ocupação intercalada de assentos, com dois metros de distanciamento entre pessoas.

Parques Temáticos – Aberto ao público, obrigatório o uso de máscara e distanciamento social, com 25% de público.

FOTO: Ignácio Garcia