Familiares de detentos protestam exigindo retorno de visitas na PMEO

Protesto ocorreu na manhã de segunda-feira (12), na frente da Penitenciária de Osório.

Na manhã desta segunda-feira (12), membros da comissão carcerária da cidade, realizaram uma manifestação em frente ao prédio da Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO), solicitando ao diretor da instituição a retomada de visita social. Segundo os manifestantes, há um ano e seis meses, estão proibidas as visitas na PMEO, devido a pandemia. Procurado pela nossa equipe, o diretor da PMEO não havia nos respondido até o final dessa edição (às 19h de segunda-feira, 12 de julho).

Vale ressaltar que, na última quinta-feira (8), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do RS publicou no Diário Oficial do Estado, uma ordem autorizando nesse mês de julho a realização de uma visita presencial por preso. A medida é válida para todos os presídios gaúchos, incluindo a PMEO.

De acordo com a ordem, “a retomada das visitas humanitárias tem como premissa o conceito ampliado de saúde, os cuidados com a saúde mental das pessoas privadas de liberdade, dado que o tratamento penal e a inserção social da pessoa presa estão intimamente ligados ao suporte familiar, que se fortalece com o contato presencial dos familiares”.

Também é válido destacar que todos os presos da PMEO já foram imunizados com a vacina contra a Covid-19 da Janssen, a qual precisa de apenas uma dose para imunização completa. Nesse caso, não haveria motivo para as visitas não serem liberadas.

Foto: Lucas Filho