parque-eolico-de-sines1A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licença prévia para a empresa Enerfin do Brasil Sociedade de Energia implantar novo parque eólico, no município de Palmares do Sul, estabelecendo as condições e restrições para a instalação. Trata-se do complexo eólico Bacupari – Pangaré, que contará com 66 aerogeradores, com 189,5 m de altura cada, que terão capacidade para gerar 155,1 Mw de potência.

A licença determina que o novo empreendimento deverá ser instalado a uma distância mínima de 1,5 quilômetro de áreas urbanas ou parcialmente urbanizadas. Também estabelece que o projeto deverá assegurar a não contaminação das águas superficiais e subterrâneas e que deverão ser previstas medidas para recuperação das áreas a serem alteradas pela implantação do empreendimento.

Conforme a licença, os aerogeradores devem dispor de mecanismos de sinalização e segurança contra acidentes e não poderão incidir sombra sobre residências ou edificações com permanência humana prolongada.

Texto: Catarina Gomes/Ascom Sema-Fepam
Edição: Denise Camargo/Secom