Festa da Cavalaria leva milhares de pessoas ao Parque General Osório

Após dois anos sem ocorrer, devido a pandemia, foi realizada na manhã de sábado (14), a Festa da Cavalaria. Aproximadamente 20 mil pessoas foram ao Parque Histórico em Tramandaí acompanhar as apresentações da celebração do 214º (ducentésimo quarto) aniversário do Patrono da Arma de Cavalaria, o Marechal Manoel Luis Osório.

O ato foi realizado pelo Comando Militar do Sul (CMS), contando com a participação de 453 militares. Entre as autoridades, estiveram presentes o vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão; o chefe do Estado-Maior do Exército, o general Valério Stumpf Trindade; o comandante do CMS, o general Fernando José Sant’Ana Soares e Silva; e a trineta do Marechal Osório, a socióloga, professora e jornalista Stella Francisca Osório Bertaso.

O vice-presidente da República afirmou que o evento “reafirma as tradições do Exército”. “Foi algo extremamente empolgante e emotivo. O compromisso que o Exército Brasileiro tem com a história do nosso país é muito importante”, afirmou Mourão. Já o comandante do CMS, empossado na função na véspera, se disse “emocionado” e salientou que ele tem o objetivo de preservar as tradições. “Cultuar nossos heróis do passado é muito importante, pois deles nós tiramos as virtudes para aplicar no presente. O general Osório foi um grande guerreiro que nos remete a este tipo de sentimento”, afirmou ou o general Soares.

214 ANOS DO MARECHAL OSÓRIO

A cerimônia iniciou com a representação dos feitos do Marechal Osório, como por exemplo a Batalha de Sarandi, em meio à Guerra da Cisplatina (1825), quando ele foi o único oficial de seu esquadrão a sobreviver, e ainda ter salvo a vida de seu comandante. Vale destacar que a lança que Osório recebeu por ocasião deste fato, a qual integra o acervo do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), fez parte do cerimonial do evento. Cerca de 100 cavalheiros participaram do ato.

Depois, houve a exibição do efetivo atual, composto por veículos blindados, carros de combate e helicópteros, entre outros equipamentos. Foram exibidas 12 viaturas e três helicópteros militares. Os visitantes presentes aplaudiram a chamada carga, que denomina o conjunto da execução campal de manobras, lutas de sabre e os disparos executados com segurança, à distância. Após os festejos, um almoço foi servido para as autoridades e convidados.

Fotos: PMT