A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio das agências FGTAS/Sine, vai organizar o Dia Nacional de Contratação das Pessoas com Deficiência em 23 de setembro. Na data, serão promovidas entrevistas e seleções de emprego exclusivas para trabalhadores com deficiência e reabilitados do INSS, além de atividades de orientação profissional e previdenciária.

“Nossa expectativa é superar os números de atendimentos e colocações obtidos na última edição, pois periodicamente fazemos reuniões com o empresariado e os representantes da previdência social para alinhar as atividades do Dia D, criando maior aproximação com as pessoas com deficiência”, destaca o coordenador da Seção de Inserção no Mercado de Trabalho da FGTAS, Ademilson Arruda.

O evento é promovido nacionalmente pelo Ministério do Trabalho e aproxima empregadores e trabalhadores. As agências FGTAS/Sine executam diariamente a captação de vagas e a intermediação de mão de obra para pessoas com deficiência, mas no Dia D esse público será atendido com exclusividade.

Empresas interessadas em contratar trabalhadores com deficiência podem disponibilizar vagas no evento. Basta entrar em contato com a agência FGTAS/Sine do seu município, pessoalmente, por telefone ou no site. O Dia D ocorrerá nas dependências das próprias unidades. Para se candidatar às oportunidades de trabalho, os interessados devem comparecer ao evento com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

A contratação de Pessoas com Deficiência está prevista na Lei de Cotas (8.213/91), implantada em 1999 pelo Decreto 3.298. A legislação estabelece a reserva de vagas de emprego, em empresas com 100 ou mais funcionários, para pessoas com deficiência ou que sofreram acidente de trabalho, beneficiárias da Previdência Social (reabilitadas). As cotas variam de 2% a 5%, conforme o número de colaboradores da companhia.

Texto: Jaíne Martins/Ascom FGTAS
Edição: Gonçalo Valduga/Secom