São 69.264 trabalhadores do Rio Grande do Sul que ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep de 2014. Sendo que já foi prorrogado pelo Ministério do Trabalho, porque terminaria em 30 de junho

O benefício é no valor de um salário mínimo. Ou seja, R$ 880. É dinheiro que deixa de girar na economia. Vamos lá, pessoal!

O saque nas agências termina nesta quinta-feira – hoje! – dia 29. Para aqueles que possuem cartão cidadão com senha, o saque pode ser realizado nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal e em lotéricas, na sexta, dia 30. Nesse dia, as agências estarão fechadas.

O Rio Grande do Sul é o terceiro Estado com mais saques pendentes. Só 24.744, ou 26,32% das 94.008 pessoas com direito ao recurso, fizeram o saque.

Quem tem direito – O Abono Salarial ano-base 2014 está sendo pago para quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias naquele ano, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é preciso ter seus dados informados corretamente pelo empregador, na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para conferir se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar o portal do Ministério do Trabalho: www.trabalho.gov.br/abono-salarial. Basta inserir CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento para fazer a consulta. Outra opção é a Central de Atendimento Alô Trabalho, que atende pelo número 158 e também dá informações sobre o PIS/Pasep.

===

Como sacar o abono 2014

PIS – Para sacar o Abono do PIS, o trabalhador pode ir a qualquer agência da Caixa, apresentando documento de identificação, só até esta quinta-feira (29). Quem tem Cartão Cidadão e senha cadastrada pode ir a um terminal de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica, até a sexta-feira (30). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da Caixa.

Pasep – Os servidores públicos com direito ao Pasep devem conferir se houve depósito em conta. Caso contrário, precisam ir a uma agência do Banco do Brasil e apresentar documento de identificação. Mas atenção ao prazo para o saque nas agências, que termina nesta quinta-feira (29). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.