Frio ganha força e tempo fica seco na maior parte do Rio Grande do Sul

Imagens de satélite mostram tempo seco sobre o RS (Foto: Reprodução/Inmet)

magens de satélite mostram o céu aberto, sem indicativo de chuva, na maior parte do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (17). As temperaturas sofreram queda no decorrer da madrugada. Por volta das 2h15, a mínima foi registrada em Canguçu, no Sul do estado, onde os termômetros marcaram 10,2°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A formação de nuvens de chuva é inibida por uma área de alta pressão atmosférica, que avança pelo Rio Grande do Sul. Aliado com os ventos soprando no quadrante sul, a queda de temperatura começa a ficar mais acentuada pela manhã e nas regiões mais altas.

Nesta sexta, as máximas devem chegar aos 27°C ao longo do dia, sendo que em Porto Alegre os termômetros devem chegar aos 23°C, conforme o Inmet.

O tempo segue firme no sábado (18) por conta da área de alta pressão sobre o estado, com predomínio do sol ao longo do dia. Pode chover fraco apenas no Litoral Norte, onde os ventos úmidos que sopram do mar, associados ao sistema, provocam chuvas fracas e isoladas no final do dia.

Já no domingo (19) a influência dos ventos que sopram no sentido leste, trazendo umidade do oceano para o continente, segue provocando a chuva fraca e chuviscos no Litoral Norte do estado. No extremo Norte do Rio Grande do Sul ocorrem rápidas pancadas de chuva pela tarde.

As temperaturas começam a aumentar ao longo do dia, principalmente do Oeste, ao Centro do estado.