Gabriel Souza defende flexibilização do uso de máscaras em ambientes externos

Parlamentar Gabriel Souza, durante reunião do Conselho de Crise do Estado.

Durante reunião do Conselho de Crise, formado por chefes dos Poderes, entidades comerciais, dirigentes de hospitais e representantes de universidades, na última quarta-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativa do RS (AL-RS), o deputado Gabriel Souza (MDB), defendeu a flexibilização do uso de máscaras em ambientes externos. Segundo o parlamentar, os indicadores da Covid-19 no estado mostram a estabilização no número de casos e, com o avanço da vacinação, é possível discutir a revisão de protocolos, entre eles o uso de máscara nas ruas. “Temos evidências claras de que estamos em uma fase mais controlada da pandemia. Com ponderação, podemos atualizar as regras e protocolos de controle da doença”, afirmou.

O presidente da AL-RS destacou o caso de cidades menores, que já alcançaram taxas de aproximadamente 90% de imunização da população, e poderiam tornar o uso de máscara facultativo nos ambientes externos, prática que já ocorre em outros países.  “É um avanço importante que pode ser debatido e contar com posicionamento do Estado diante da Lei Federal 14.019, de julho de 2020, que prevê o uso obrigatório em espaços públicos, como ruas e praças” explicou.

Temporada de férias à vista

Com a proximidade do veraneio, Gabriel frisou a importância da adaptação das regras ao novo momento da pandemia, mantendo os devidos cuidados para que se evitem aglomerações. “Minha região, o Litoral Norte, nesta época recebe turistas em maior número. Precisamos ter o equilíbrio de protocolos flexíveis e compatíveis com o quadro sanitário e cautela para não vermos os casos aumentarem”, finalizou.

Foto: Joel Vargas