Governo Federal reconhece situação de emergência de 20 municípios gaúchos

asssssssA Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta quinta-feira (22), a situação de emergência de 20 municípios gaúchos. Em nível estadual, 131 cidades decretaram situação de emergência. Outros 24 cidades já tiveram a situação reconhecida pela União no início desta semana

O reconhecimento da situação de emergência vai permitir que as prefeituras tenham acesso às ações de apoio do Governo Federal para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas pelos desastres naturais. A portaria já foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

No Rio Grande do Sul, o reconhecimento é decorrente das chuvas intensas, enxurradas e inundações que assolaram o Estado e atingiram os municípios de Alecrim, Áurea, Barra do Rio Azul, Caraá, Charrua, Ernestina, Frederico Westphalen, Gentil, Machadinho, Nova Alvorada, Paim Filho, Sagrada Família, Santo Expedito do Sul, Sertão, Soledade, Cachoeira do Sul, Cerro Largo, São Sebastião do Caí, Inhacorá e São Pedro das Missões.

Na última sexta-feira (16), o Governo Federal destinou cerca de R$ 30 milhões para atender os municípios afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Os recursos serão aplicados nas ações de restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas pelos desastres naturais.