HOSPITAL COM MAIS 10 LEITOS DE UTI

Entrega dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva será nesta segunda-feira, 11 de janeiro que serão destinados para pacientes infectados com coroanavírus.
Na segunda-feira o Hospital São Vicente de Paulo já terá em funcionamento os 10 novos leitos de UTI, totalmente equipados para ampliar atendimento aos casos de covid. Este aumento já havia sido cogitado em agosto de ano passado e o Hospital confirmando a existência de local adequado para receber as instalações. O entrave estava no fato de o Estado e o município não disporem dos recursos para aquisição dos equipamentos e assumirem as despesas de funcionamento. O Hospital, que filantrópico não tem recursos para este investimento e precisava de aporte financeiro dos setores públicos.
A solução veio com a necessidade novamente onde a região estava com o sistema atingindo o limite e podendo ser classificado como bandeira preta. Dos cinco quesitos para tal determinação Capão da Canoa já apresentava dois destes. Assim, a possibilidade de maiores restrições à população traria maiores dificuldades aos municípios e a Amlinorte tomou a frente pactuou com seus associados a participação financeira para as reformas e aquisições necessárias para instalação da nova ala de UTI. O projeto apresentado pelo Hospital apontou as necessidades financeiras para a instalação, mas surgiu a dificuldade de o Estado assumir os custos de manutenção em torno de R$ 400 mil mensais (pagamento de equipe, medicação e materiais de consumo). A pressão dos prefeitos e deputados da região levaram a secretária da Saúde Arita Bergmann e garantir o custeio com a concordância do governador Eduardo Leite. A urgência também estava no fato de que a sobrecarga do sistema regional ainda teria a proximidade da temporada de veraneio e eleições o que ampliaria as contaminações e por conseguinte a necessidade de leitos de internação e respiradores.
O diretor do Hospital Marco Pereira desde o ano passado já vinha colocando o hospital à disposição para uma segunda UTI de 10 leitos, mas somente aceitaria se isto não viesse a somar às despesas do Hospital. Neste período houve o aumento de leitos de UTI em Torres, Capão da Canoa e Tramandaí com 25 unidades. Mesmo com esta ampliação ainda havia a necessidade de mais leitos e Osório tinha esta capacidade que agora se torna realidade. A entrega para atendimento à comunidade traz um alento na sobrecarga do sistema, o que não quer dizer que as pessoas deixem de manterem os protocolos de higienização, uso de máscaras e não aglomerações. Desta forma a região permanecerá por mais tempo na bandeira laranja e assim a população seguir com suas atividades, sem risco de maiores restrições.