Hospital de SAP fica sem luz após tantiva de roubo no cabos de alta tensão da instituição

hospitalUma tentativa frustrada de furto de cabos elétricos de alta tensão no Hospital de Santo Antônio da Patrulha, deixou parte da instituição hospitalar sem luz, na noite desta quarta-feira (25). O SAMU chegou a ser acionado para que as eventuais necessidades de transferência de pacientes do hospital fossem direcionadas ao Hospital de Osório. Os funcionários tiveram que agir rapidamente para que nenhum paciente fosse prejudicado.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Hospital, nenhum dano foi ocasionado. Mas, o impacto do corte de energia afetou um swit de dados do setor de emergência. Nesta quinta-feira (25), a gerência do hospital esteve reunida com o Secretário Geral de Governo, Planejamento e Gestão, Ferulio José Tedesco, que se comprometeu a construir muros e cercamentos das divisas dos terrenos.

A tentativa de furto ocorreu no quadro gerador que se localiza na área externa do hospital e, mesmo com o funcionamento de gerador, a energia elétrica dos setores assistenciais teve de ser totalmente cortada por quase seis horas, pois os cabos de alta tensão foram cortados pelos suspeitos.

Emergencialmente foram deslocados profissionais da Engenharia da Santa Casa para avaliar e reparar os cabos e também os que atuam na área de Tecnologia da Informação para realizar reparos no swit de dados.

A Brigada Militar, Bombeiros e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) também foram acionados, além de empresas que prestam serviço de remoção do hospital, que ficaram de sobreaviso. Um enfermeiro ficou das 23h às 4h, na entrada do hospital, orientando a população da impossibilidade momentânea de atendimento a casos graves.