Hospital de Tramandaí reabre leitos atingidos por ciclone

Em quatro dias telhado da instituição danificado por ciclone, já está consertado.

Quatro dias após ter sido destelhado pela ventania provocada pelo ciclone-bomba na madrugada da última quarta-feira (1), o Hospital de Tramandaí reabriu a área que havia sido interditada. A enfermaria, reativada entre sábado (4) e domingo (5), conta com 10 leitos e abriga pacientes pré e pós-cirúrgicos. O hospital, administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, é o único da cidade.

As telhas começaram a ser levadas pelo vento por volta das 4h e 30min da última quarta, quando fortes rajadas atingiram o hospital. Com isso, o telhado ficou descoberto e começou a chover em seis quartos. Seis pacientes precisaram ser removidos às pressas para outras áreas do prédio. Felizmente ninguém ficou ferido.

O vento de quase 100 quilômetros por hora (km/h) acabou arrancando aproximadamente 300 metros quadrados do telhado do hospital. Nos quartos atingidos, era possível ver vidros quebrados e colchões e cobertores encharcados. Com o destelhamento, a água escorria pelas luminárias e calhas e se acumulava no chão. Cinco dos seis quartos já estão sendo utilizados, e apenas um seguirá em reforma nos próximos dias. No entanto, todos os 10 leitos já foram reativados e estão disponíveis para receber pacientes.

“Organizamos os leitos e eles estão distribuídos nos cinco quartos. O sexto quarto deve ser liberado em dois ou três dias, mas agora é um detalhe. O importante é que, neste período em que os leitos estavam perdidos, não foi preciso recusar atendimento”, destaca o administrador do hospital, Luís Genaro Figoli.

Só foi possível concluir a reforma em tão poucos dias porque a comunidade doou material de construção. Além disso, as prefeituras de Tramandaí e de Imbé colocaram funcionários à disposição para acelerar o serviço, sem contar a participação das equipes de manutenção do Hospital. Na manhã do ocorrido, equipes das prefeituras dos dois municípios já iniciaram a limpeza da área e a avaliação dos estragos. A partir daí Figoli iniciou uma mobilização nas redes sociais, solicitando o apoio da sociedade, o que foi fundamental para a reconstrução do Hospital de Tramandaí, em tão pouco tempo.

“Foi uma mobilização fantástica, que em menos de um dia, permitiu a arrecadação de materiais de construção e dos recursos suficiente para o conserto”, afirmou o administrador do Hospital. Segundo Figoli, as doações somaram aproximadamente R$ 30 mil em materiais de construção edinheiro.Vale ressaltar quea área externa do telhado segue com reparos por alguns dias, mas apenas para o serviço de acabamento.

Fotos: PMI / Lauro Alves

Ventos de quase 100km/h acabou arrancando aproximadamente
300 metros quadrados do telhado do hospital