IFRS – Campus Osório é escolhido para estrear projeto da Secretaria Municipal de Saúde

Na sexta-feira, 13 de setembro de 2019, foi realizado o lançamento de um projeto inovador que será realizado numa parceria entre a Secretaria de Saúde do município de Osório e o IFRS – Campus Osório, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) e da Assistência Estudantil. O ‘Saúde no IFRS Osório’, que terá foco nos temas saúde mental, física e sexualidade, foi apresentado à comunidade escolar nos turnos da manhã e da tarde.

A atividade foi apresentada pela coordenadora de Ensino Paola Purin, que destacou que o projeto “surgiu a partir das demandas de saúde presentes no cotidiano escolar e social dos estudantes do Ensino Médio Integrado, as quais necessitam de acolhimento e apoio profissional”.

Na sequência, os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto Saúde na Escola, da Secretaria de Saúde do município de Osório, Jeandro Borba e Caroline Schneider Brasil, detalharam a proposta do projeto piloto, que será realizado em três módulos, até o final de novembro, durante as aulas.

O primeiro módulo, voltado ao debate sobre Identidade de ‘Gênero e Diversidade Sexual’, já está em andamento, com as turmas  trabalhando em atividades voltadas para a educação em saúde. ‘Direitos Sexuais e Reprodutivos’ e ‘Saúde Mental e Redução de Vulnerabilidades’ serão as temáticas abordadas nos próximos módulos.

Jeandro Borba, que é membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/Osório e criador do canal do YouTube ‘Os Discordantes’, destacou que a ideia é promover momentos de diálogo e de formação coletiva, onde os estudantes sejam os protagonistas. Para isso, serão utilizados canais diferenciados, como redes sociais, e o projeto culmina na produção de vídeos.

A psicóloga Caroline Brasil ressaltou que o trabalho desenvolvido no Campus Osório será o início de um processo de diálogo: “Vamos plantar uma semente para, no ano que vem, desenvolvermos o trabalho em outras escolas”. E Jeandro complementa: “Esperamos que alguns alunos possam atuar como multiplicadores, colaborando com esse trabalho”.

Sobre o projeto

O ‘Saúde no IFRS Osório’ objetiva realizar atividades de Educação em Saúde promovendo o bem estar e a autonomia dos agentes sociais, criando uma rede de vínculos entre o corpo discente, docente e a secretaria da Saúde com o propósito de propor ações que visem ao atendimento das demandas dessa população. Também integra a equipe a enfermeira Daiani Nara Lessa.