upload-20160729181018equipe_judo (1)Dos 34 atletas  gaúchos classificados para a Olimpíada Rio 2016, 12 tiveram participação do governo do Estado, de forma direta ou indireta, em suas preparações e classificações ao longo do ciclo olímpico, iniciado em 2012.

Entre os selecionados estão Mayra Aguiar, Maria Portela e Felipe Kitadai, atletas do judô da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), que obtiveram financiamento direto do governo do Estado, por meio do programa Pró-Esporte. Desde 2012, a Sogipa já conseguiu a aprovação para três projetos relacionados ao judô, num total de recursos de R$ 1.825.847,96.

“Esses recursos são muito importante porque cobrem despesas que não teríamos condições de absorver”, explica Alberto Molnar, gerente de esportes da Sogipa. Segundo ele, a iniciativa auxiliou o clube a multiplicar os atletas de alto-rendimento. Quando o projeto começou, a Sogipa contava com apenas 20 participantes. Atualmente, o programa já atende 50 pessoas, dando suporte em despesas como moradia, uniforme, alimentação e toda a assistência necessária.

Além dos incentivos do Pró-Esporte, ainda há recursos de editais por meio de convênios com a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer (Setel). Ao todo, foram repassados mais de R$ 886 mil, de 2012 a 2015, para instituições como Grêmio Náutico União (GNU), Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa) e Clube dos Jangadeiros.

A lista de convocados também conta com atletas que não nasceram no Rio Grande do Sul, mas representam o estado nas competições. Entre eles está Pedro Burmann, do altetismo, e o judoca Felipe Kitadai, ambos da Sogipa; os jogadores de futebol, Luan e Wallace, do Grêmio; e a jogadora de rugby, Raquel Kochhan, do Charrua Rugby de Porto Alegre.

Confira os atletas beneficiados:

JUDÔ

Mayara Aguiar

Sogipa

Maria Portela

Felipe Kitadai

REMO

William Giaretton

GNU

Xavier Magi

GINÁSTICA RÍTMICA

Elaine Sampaio

GNU

CLASSE 47 DE VELA

Fernanda Oliveira

Jangadeiros

Ana Barbachan

ESGRIMA

Guilherme Toldo

GNU

NATAÇÃO

Gracielle Hermann

GNU

André Pereira

ATLETISMO

Pedro Burmann

Sogipa

 

 

 

 

 

 

Paralimpíadas

Em setembro, oito atletas também estarão representando o Rio Grande do Sul nas Paralimpíadas. Entre os convocados estão Alex Pires, do atletismo da Sogipa; e Fabio Damaceno, Giovane Guizone e Mônica Santos, esgrimistas do Grêmio Náutico União. Todos receberam incentivos do Estado.

Os Jogos Paralímpicos serão realizados do dia 7 a 18 de setembro, no Rio de Janeiro.

Confira a lista de atletas convocados para representar o Rio Grande do Sul:

GOALBALL

Alex Celente

Acergs

ATLETISMO

Alex Pires

Sogipa

ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS

Fabio Damaceno

Asasepode/GNU

Giovane Guizone

Mônica Santos

TIRO ESPORTIVO

Geraldo Rosenthal

Asasepode

FUTEBOL 5

Ricardo Alves

Agafuc

NATAÇÃO

Roberto Alcalde Rodriguez

Clube de Regatas Vasco da Gama de Bagé

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

Gelson José da Silva Junior

Magic Hands de São Bernardo

Paulo Roberto Barcelos

Afadefi de Balneário Camboriú

 

Texto: Alessandra Pinheiro, com informações de Ernani Campelo/Ascom Setel
Edição: Denise Camargo/Secom