Inscrição para o vestibular da Ufrgs começa em 15 de outubro

POR CORREIO DO POVO
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) divulgou, nesta quinta-feira, o edital para o vestibular de 2019. As inscrições começam em 15 de outubro e seguem até 12 de novembro e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site da Ufrgs. O valor da inscrição é de R$ 125, e o boleto pode ser pago até 13 de novembro.
As provas serão aplicadas entre os dias 6 e 9 de janeiro, em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. São oferecidas 4.017 vagas – mesmo número do ano passado – distribuídas em 90 cursos de graduação totalmente gratuitos. Este número representa 70% do quantitativo oferecido para 2019. Os outros 30% serão preenchidos via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Metade das vagas de todos os cursos são reservadas para egressos do sistema público de ensino médio.
Isenção
Os candidatos que solicitaram isenção ou desconto de 50% também devem se inscrever normalmente no concurso. São disponibilizados computadores para realização das inscrições na COPERSE, rua Ramiro Barcelos, 2574 – Portão K – Bairro Santa Cecília, Porto Alegre, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h.
O candidato deve ter atenção ao preencher o formulário de inscrição, pois algumas opções efetuadas neste momento não poderão ser alteradas posteriormente. O candidato também pode optar pelo uso ou não do resultado obtido nas provas objetivas do Enem 2018 para o cômputo de seu argumento de concorrência e escolher o idioma da prova de Língua Estrangeira Moderna, entre: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Neste ano, os candidatos que concorrerão às vagas de Ciências Biológicas e Educação Física deverão escolher a habilitação desejada (Licenciatura ou Bacharelado) já no ato da inscrição.
As provas
Os candidatos que necessitem de equipamentos médicos ou de atendimento diferenciado durante as provas devem realizar uma solicitação específica após a confirmação da inscrição e enviar o formulário e a documentação comprobatória até o dia 16 de novembro. A Comissão Permanente de Seleção do vestibular ressalta que obter atendimento diferenciado ou permissão para uso de equipamentos médicos não implica na homologação do candidato na condição de pessoa com deficiência, para fins de ingresso nas modalidades de reserva de vagas para pessoas com deficiência.
As provas comuns a todos os candidatos serão aplicadas entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2019, às 8h30min. No dia 6, serão aplicadas as provas de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; no dia 7, Língua Portuguesa e Redação; no dia 8, Biologia, Química e Geografia; no dia 9, História e Matemática. Em todos os dias a duração será de 4 horas e 30 minutos. O conteúdo programático das provas estará disponível no Manual do Candidato, que será divulgado a partir do dia 15 de outubro.
Os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Música e Teatro devem, ainda, prestar provas de Habilitação Específica, que serão realizadas entre 25 e 29 de novembro. A data, o horário e o local das provas específicas serão confirmados individualmente por meio do Portal do Candidato. Inscrições, modalidades de ingresso, cursos, vagas e todas as informações sobre o Vestibular estão disponíveis no edital, que deve ser lido com atenção pelos candidatos.