Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira

Prouni-2015-faculdades-participantes-01O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre nesta terça-feira as vagas do primeiro semestre de 2016. O programa federal oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50% da mensalidade) em cursos de instituições privadas de Ensino Superior. O resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro. As inscrições seguem até 22 de janeiro.

As bolsas disponíveis foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) na segunda-feira. As vagas podem ser consultadas no siteprounialuno.mec.gov.br/consulta/publica a partir do nome da instituição, do curso ou da cidade desejada. A graduação de Medicina, por exemplo, está disponível em 82 municípios.

Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, além de nota na redação que não tenha sido zero. Podem concorrer às bolsas de estudo os alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em escolas particulares. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam exercendo a profissão.

As bolsas integrais são destinadas a candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês (R$ 1.320). Já as bolsas parciais são para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimo mensais (R$ 2.640).

Programa vai ofertar mais de 200 mil bolsas

Os estudantes podem escolher até duas opções de curso, na ordem de preferência. As inscrições devem ser realizadas pelo site do Prouni. Após essa etapa, o aluno deve procurar a instituição de ensino escolhida e comprovar as informações prestadas no site do programa. Quem não for selecionado nas chamadas regulares poderá participar da lista de espera no período de 26 a 29 de fevereiro.

O Prouni vai ofertar 203.602 bolsas para 30.931 cursos em 2016. O número de bolsas é 4% menor do que o disponibilizado no ano passado.

*Zero Hora