Lamb assume Comitê de Dados do Covid no RS

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, acaba de assumir como coordenador do Comitê de Análise de Dados, responsável por embasar as decisões do Rio Grande do Sul no combate ao novo coronavírus. Lamb assume o cargo no lugar Leany Lemos. A ex-secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão vai assumir a presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Lamb coordena também o Comitê Científico, que reúne profissionais de áreas da ciência, saúde e tecnologia e investe em gerar e fornecer informações e dados científicos também para embasar as decisões do governo. O secretário tem experiência nos dois temas. Lamb fez carreira na UFRGS, onde foi pró-reitor de Pesquisa e presidente do Instituto de Informática.

O Comitê de Dados oferece projeções de cenários e indicadores para nortear e subsidiar as ações do governo por meio de análise de projeções e estudos de caso sobre os mais diferentes setores. O trabalho do grupo está por trás das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado, pelo qual o Rio Grande do Sul avalia o status do coronavírus em diferentes regiões do estado. O comitê também é responsável pela elaboração de estudo sobre os cenários da Covid-19, com atualização diária, a partir de três cenários (extremo, agressivo e moderado), levando em consideração a experiência de outros países e estados.

Até agora, o RS vem se saindo bem no combate ao vírus. Com 7 mil óbitos em uma população de 11,4 milhões, o estado tem uma das menores taxas do país em mortes por Covid-19 para cada grupo de 100 mil habitantes.  A crise está longe do fim, no entanto. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o estado tem uma das maiores taxas de crescimento de novos casos e de mortes do país.

Alguns especialistas dizem que o estado pode estar inclusive na fase mais difícil de combate à Covid-19 desde o começo da pandemia. Na macrorregião metropolitana, que inclui a capital, cidades próximas e do Litoral Norte, muito visitado no verão, o índice de ocupação de UTIs chegou a 100% no final de semana. A ocupação de leitos em UTI no estado como um todo está acima de 80%, quase metade das internações se deve à Covid-19. Frente à escalada dos indicadores, o governo do estado anunciou 190 novos leitos no SUS, o que representa cerca de 7% dos 2,5 mil já existentes hoje.

FOTO: Felipe Dalla Valle