Litoral contará com atividades de educação ambiental

upload-20151229191220ciencia_na_praiaOs veranistas contarão com atividades educativas na beira da praia, nos fins de semana dos meses de janeiro e fevereiro. As ações serão desenvolvidas pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e suas vinculadas, Fundação Zoobotânica (FZB) e Fundação de Proteção Ambiental (Fepam).

Oficinas de sensibilização sobre resíduos sólidos abordarão as temáticas: Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos; Plano Estadual de Resíduos Sólidos; Programa Estadual de Gestão dos Resíduos Sólidos no Âmbito Municipal; Triagem; Coleta Seletiva e Compostagem.

A programação também contará com peça teatral “Terra à Vista”, que aborda a questão social relacionada à produção, à reciclagem e à sustentabilidade ambiental dos resíduos sólidos. As apresentações ocorrerão em Torres (09/jan), Cidreira (16/jan), São Lourenço (23/jan) e Cassino (30/jan).

Ciência na Praia
O programa, desenvolvido pela FZB, irá expor material biológico para despertar conhecimentos acerca da biodiversidade da região e sensibilizar a população sobre problemas ambientais. Os técnicos disponibilizarão ao público conhecimento científico, de forma descontraída, possibilitando reflexões sobre o meio ambiente.

Balneabilidade
A Fepam está monitorando a qualidade da água em 83 pontos, localizados em 43 municípios. Sendo 33 pontos no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio e cinco no Litoral Sul, além de outros 26 balneários de rios e lagoas no interior do Estado.

Verão Para Todos
O projeto Verão para Todos reúne ações de lazer, serviços e infraestrutura em todo o Litoral, um esforço do governo do Estado para melhorar a vida das milhares de pessoas que viajam durante a temporada. O projeto é resultado de um trabalho conjunto com mais de 30 órgãos do governo que se empenharam para oferecer serviços de qualidade para as pessoas.

Dentro da programação do Verão para Todos ocorre o projeto Beira de Praia (parceria público-privada, através do Pró-Esporte) que durante cada final de semana vai oferecer atividades gratuitas de lazer e esportivas. Uma estrutura com cancha de futebol, vôlei e bocha estará à disposição dos veranistas. Também terá um espaço para empréstimo de materiais esportivos: kit de bocha, bolas e coletes para futebol e vôlei, bola e raquete para beach tênis, e guarda-sóis.

Verão para Todos é aberto oficialmente no Rio Grande do Sul

Texto: Neemias Freitas/FZB
Edição: Cristina Lac/Secom