Litoral Norte registra quarta morte por Coronavírus

O novo coronavírus fez mais uma vítima no Litoral Norte. Na noite deste domingo (3) a Secretaria Municipal de Saúde de Torres confirmou o óbito de uma paciente com Covid-19. Trata-se de uma mulher de 71 anos que estava internada no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, deste a última sexta-feira (1). Segundo informações, a paciente sofria de outras doenças.

Essa é a primeira morte na cidade e a quarta por Coronavírus na região. Os outros casos ocorreram em Arroio do Sal, Cidreira e Tramandaí. Os três são homens entre 52 e 80 anos de idade e sofriam de doenças crônicas.

No Rio Grande do Sul o número de mortes por Covid-19 é de 74 em 33 municípios. As cidades com mais óbitos são Porto Alegre e Passo Fundo com 16 e 15 mortes, respectivamente. A letalidade da doença no RS é de 4,3%.

CASOS CONFIRMADOS

O número de casos confirmados do novo coronavírus não para de subir. Nesta segunda-feira (4) o Estado ultrapassou a marca dos 1,7 mil casos em 151 municípios. Três cidades abrangem aproximadamente 46% do total de casos: Porto Alegre, Passo Fundo e Lajeado.

No Litoral Norte já são mais de 60 pessoas infectadas com o Covid-19 em 13 das 23 cidades da região. Do total de infectados, 40 pessoas já foram diagnosticadas curadas da doença. Entre a última quinta-feira (30/04) e este domingo (3) foram confirmados novos casos da doença em Tramandaí, Três Cachoeiras, Terra de Areia e Osório.

O quarto caso confirmado em Tramandaí trata-se de um homem de 45 anos de idade. Segundo a prefeitura da cidade, o paciente teria estado recentemente em Porto Alegre para realização de uma consulta médica. O homem está em isolamento domiciliar, apresenta sintomas leves e segue sendo monitorado pela equipe de saúde do município.

Em Três Cachoeiras foram confirmados mais sete casos do Coronavírus. Com isso o município com aproximadamente 11 mil habitantes já registra 10 pessoas infectadas com a doença e o segundo com mais casos na região, atrás apenas de Torres com 24. A idade e sexo das pessoas com a doença não foram divulgados. De acordo com a prefeitura local, todos os pacientes seguem em isolamento domiciliar e com sintomas leves.

O município de Terra de Areia confirmou seus dois primeiros casos de Coronavírus na noite de quinta. Segundo o secretário de Saúde do município, Osvaldo de Mattos, os dois pacientes infectados são jovens e não apresentaram sintomas graves. Ambos seguem em isolamento domiciliar e sendo monitorados. Já na manhã desta segunda-feira (4), foi confirmado um novo caso. Vale destacar que a partir de ontem (segunda) passou a valer o Decreto Municipal que obriga o uso de máscaras por toda a cidade. Essa medida já havia sido adotada em outros municípios da região que já apresentaram casos de Covid-19 como Santo Antônio da Patrulha, Torres, Imbé, Tramandaí e Osório.

Em Osório, a prefeitura municipal confirmou mais dois casos de Covid-19, chegando a quatro o número de casos da doença na cidade. Porém, não foram divulgados o sexo e a idade das pessoas infectadas. Felizmente, ambas estão bem e já não apresentam mais sintomas da doença.

Conforme o último Boletim divulgado pela prefeitura de Osório, foram realizados na cidade 122 testes do novo coronavírus. Desses, quatro deram positivo, os quais todos já estão curados, 91 negativos e outros 27 seguem aguardando resultado. Outras 13 pessoas apresentaram sintomas da doença e seguem sendo monitoradas em isolamento domiciliar.

OUTROS NÚMEROS

Até está segunda-feira, o número de casos confirmados do Covid-19 no mundo passava de 3,5 milhões com aproximadamente 248 mil óbitos. No Brasil são aproximadamente 102 mil casos confirmados com pouco mais de 7,1 mil mortes. Em relação ao número de pessoas curadas, houve um aumento significante.

São mais de 1,1 milhão de pessoas curadas do novo coronavírus, o que equivale a aproximadamente 1/4 (um quarto) das pessoas com a doença em todo o mundo. No Brasil são aproximadamente 43 mil pessoas curadas, 42,1% do total de infectadas. Já no Rio Grande do Sul esse número é ainda maior. São aproximadamente mil pessoas recuperadas, o que equivale a aproximadamente 58% do total de infectados.