Litoral Norte sedia o sétimo seminário sobre arroz nesta quarta

upload-20160804151419irga_seminarioSerá em Palmares do Sul, no Clube dos Jipeiros, a sétima edição do Seminário Arrozeiro do Litoral Norte, programada para a tarde da próxima quarta-feira (10). O evento é uma realização do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) com a Associação dos Arrozeiros, Sindicato Rural, Emater/RS e Farsul. Os interessados podem contatar os organizadores pelo e-mail palmares-dater@irga.rs.gov.br ou pelo telefone 51 3668-3026.

A programação começa com a recepção aos participantes e a cerimônia de abertura do evento, às 14h. O coordenador regional do Irga na Planície Costeira Externa, engenheiro agrônomo Vagner Martini dos Santos, abre as palestras enfocando o panorama da lavoura da planície costeira externa, às 14h30. Logo após, a nutricionista Ana Laura Guimarães aborda os benefícios do arroz para alimentação saudável. Às 15h30, o tema será o zoneamento da soja no Litoral Norte, com o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer, o vice-presidente da Federarroz, Alexandre Velho, e o conselheiro consultivo da Farsul Domingos Velho Lopes. O economista da Farsul, Antônio da Luz, às 16h, traça um panorama e lista as perspectivas do mercado doméstico mundial do arroz.

Após breve intervalo, Luciano Carmona, do Flar, e Alex da Silva Correa, da Emater Palmares do Sul, falam sobre o manejo da lavoura de arroz irrigado e o manejo integrado da soja, às 17h. Na sequência, o engenheiro agrônomo João Antônio Lapolli, especialista em Agronegócios do Sistema Sicredi, expõe os prognóstico climático para safra 2016/2017. Às 18h30 será aberto espaço para perguntas e respostas. O término do seminário está previsto para as 19h, com um jantar.

Texto: Ascom Irga
Edição: Léa Aragón/Secom