Mais de 60% dos brasileiros não gostaria de ter arma em casa

CORREIO DO POVO: Uma pesquisa nacional de opinião pública, feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, apontou que mais de 60% dos brasileiros não gostaria de ter uma arma de fogo em casa. Foram ouvidos mais de 2,4 mil pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal, em 180 municípios, entre os dias 14 e 18 de maio.

Foi feita apenas uma pergunta, para homens e mulheres de 16 anos ou mais: “O senhor ou senhora gostaria de ter uma arma de fogo em casa?” No total, 60,9% do público respondeu que não, enquanto 36,7% responderam que sim. Apenas 2,4% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam. 

Entre o público masculino, 50,2% afirmaram que não gostariam de ter arma de fogo em casa. Já entre as mulheres, 70,6% disseram que não. A pesquisa também dividiu os índices de porcentagem por idades, grau de escolaridade e região. 

De acordo com o Paraná Pesquisas, amostra representativa atinge grau de confiança de 95%, para uma margem de erro estimada em 2% para os resultados gerais. A pesquisa foi realizada em três etapas, sendo a consulta final, feita por telefone. 

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / Divulgação