Marinha emite alerta de ventania no Litoral Gaúcho

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta que nesta terça-feira (18), a formação de uma área de baixa pressão em alto-mar nas proximidades da região Sul do Brasil poderá provocar ventos de direção Nordeste a Noroeste, com intensidade até 74 km/h (40 nós) no litoral do estado do Rio Grande do Sul, entre o dia 18 pela manhã e o dia 18 à noite.

Esse mesmo sistema de baixa pressão poderá se deslocar e provocar ventos de direção Noroeste a Sudoeste com intensidade até 74 km/h (40 nós) no trecho do litoral entre os estados do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina entre o dia 18 à noite e o dia 20 pela manhã.

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Queda da temperatura

Os últimos dias no Rio Grande do Sul têm sido marcados pelo abafamento e pelo calor. No entanto, conforme a MetSul Meteorologia, a partir de quarta-feira um “frio típico de inverno” chegará ao Estado e permanecerá até a próxima sexta.

São esperadas temperaturas bem baixas nas noites e madrugadas, tudo por conta da presença de uma massa de ar gelado.

O clima gélido, contudo, vai embora pouco antes do final de semana, período em que as temperaturas retornarão para os números acima do normal.

Ainda que o tempo tenha apresentado sensação de abafamento em dias anteriores, não há previsão de chuva forte.