agrbs20311683O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse nesta segunda-feira em entrevista à TV Folha, do jornal Folha de S. Paulo, que os estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão seus contratos renovados este ano. Segundo o ministro, os alunos de cursos superiores não precisam ficar preocupados, já que o governo garante que os repasses atrasados serão pagos.

Mendonça Filho disse que governo está trabalhando para aprovar o projeto de lei no Congresso que autoriza crédito extra de mais de R$ 1 bilhão para bancar o Fies ainda este ano, permitindo a abertura do sistema de renovação dos contratos.

Os parlamentares precisam aprovar verba suplementar para que o Fies quite a dívida com os bancos responsáveis pelos contratos – Caixa Federal e o Banco do Brasil. Sem a autorização do Congresso para o crédito extra, a liberação do dinheiro que já existe para pagar as faculdades não é realizada.

As instituições privadas cobram do governo o repasse de R$ 5 bilhões atrasados. Na última sexta, o MEC abriu o sistema para que as universidades façam o cadastro dos aditamentos dos contratos dos estudantes para o segundo semestre, agilizando a liberação dos recursos após a aprovação dos recursos pelo Congresso.