A frente fria que se aproxima do Estado volta a provocar chuva forte, ventania e até granizo em algumas regiões já nesta quinta-feira. O fenômeno, que avança do Uruguai e da Argentina para o Rio Grande do Sul, causa instabilidade e temporais generalizados.

Conforme o meteorologista da Climatempo Marcelo Pinheiro, a frente fria cobre totalmente o Estado na sexta, mas já no sábado vai se afastando. Porém, a umidade que fica provocará chuva em algumas áreas. No domingo, é a vez de uma massa de ar seco e frio avançar pelo Rio Grande do Sul, deixando o tempo nublado em quase todas as áreas.

A trégua da chuva nos últimos dias permite que os principais rios do Estado se estabilizem. Com isso, há uma diminuição constante de famílias desalojadas e desabrigadas no Estado. Conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 1.542 famílias seguem desalojadas (em casas de amigos a parentes) e 594 estão desabrigadas (em locais mantidos pelo poder público).

A Defesa Civil no Rio Grande do Sul segue atuando na capacitação de representantes dos municípios atingidos pelos temporais deste mês, visando que estas cidades consigam acessar com mais rapidez as verbas federais.

CONFIRA A PREVISÃO, REGIÃO POR REGIÃO

REGIÃO OESTE
QUINTA: céu aberto, com sol e calor pela manhã. Pancadas de chuva, com raios, ventania e até possibilidade de granizo à tarde e à noite. Temperatura fica entre 18°C e 32°C.
SEXTA: céu fechado, com chuva forte e volumosa, principalmente entre a madrugada e a manhã. À tarde, a chuva diminui. A temperatura mínima deve ser de 21°C e a máxima de 26°C.
SÁBADO: muitas nuvens, com período de abertura de sol e sem chuva. Temperatura fica entre 15°C e 26°C.
DOMINGO: muitas nuvens, com abertura de sol. Não chove. Mínima deve ser de 11°C e a máxima de 25°C.
SEGUNDA: chove a qualquer hora do dia, podendo ocorrer pancadas  com forte intensidade. Há possibilidade de raios e rajadas de vento. Temperatura fica entre 9°C e 19°C.

CAMPANHA
QUINTA: sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde. Risco de temporal durante a tarde e a noite. Temperatura deve oscilar entre 18°C e 28°C.
SEXTA: muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Vento moderado. A temperatura mínima deve ser de 18°C, e a máxima não deve ultrapassar os 25°C.
SÁBADO: frio pela manhã e à noite. Muitas nuvens, mas com períodos de abertura de sol. Sem chuva. Temperatura oscila entre 12°C e 21°C.
DOMINGO: nuvens predominam, mas, mesmo assim, o sol aparece. Não chove. Temperatura varia entre 10°C e 22°C.
SEGUNDA: sol pela manhã, aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde. Temperatura fica entre 12°C e 24°C

REGIÃO SUL
QUINTA: dia começa ensolarado, mas à tarde aumentam as nuvens, podendo, inclusive, chover. Há risco de temporais no final do dia. Temperatura entre 18°C e 26°C.
SEXTA: muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. Vento moderado. Temperatura oscila entre 18°C e 24°C.
SÁBADO: predomínio de céu nublado, vento moderado e possibilidade de chuviscos. A temperatura mínima deve ser de 15°C, e a máxima não deve ultrapassar os 20°C.
DOMINGO: céu continua nublado, e a temperatura se mantém entre 12°C e 19°C. Pode garoar de manhã.
SEGUNDA: sol entre nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Temperatura fica entre 14°C e 21°C.

MISSÕES
QUINTA: sol e calor com pancadas de chuva à tarde. Previsão de temporal à noite. Mínima deve ser de 19°C e a máxima de 32°C.
SEXTA: muitas nuvens, rajadas de vento e pancadas de chuva forte a qualquer hora do dia. Temperatura oscila entre 17°C e 26°C.
SÁBADO: céu nublado. Pode chuviscar pela manhã e à noite. Temperatura fica entre 15°C e 25°C.
DOMINGO: sol entre muitas nuvens, mas não chove. Amanhecer deve ser ameno, com 13°C. Temperatura máxima não deve ultrapassar os 27°C.
SEGUNDA: tempo fechado, com chuva forte a qualquer hora. Previsão aponta para raios e ventania. Temperatura fica entre 14°C e 21°C.

CENTRAL
QUINTA: tempo aberto, calor de 31°C à tarde e vento moderado a forte. Temperatura mínima de 19°C.
SEXTA: previsão de temporal, com chuva forte, raio e ventania. Temperatura oscila entre 18°C e 26°C.
SÁBADO: céu nublado, com possíveis chuviscos. Temperatura varia de 16°C a 23°C.
DOMINGO: muitas nuvens, mas o sol aparece e não chove. Amanhecer e anoitecer devem ser frios. Temperatura oscila entre 10°C e 23°C.
SEGUNDA: pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Precipitação se intensifica à tarde. Temperatura fica entre 13°C e 21°C.

REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE
QUINTA: sol e temperatura em elevação. Não chove. Deve fazer entre 18°C e 29°C.
SEXTA: sol e aumento de nuvens. Previsão de pancadas de chuva a partir da tarde, inclusive com risco de temporais. Temperatura entre 19°C e 27°C.
SÁBADO: tempo fechado com chuva a qualquer hora e queda de temperatura e vento forte. Temperatura entre 16°C e 23°C.
DOMINGO: muitas nuvens, mas com períodos de sol e sem chuva. A mínima deve ser de 14°C e a máxima de 23°C.
SEGUNDA: manhã ensolarada, mas deve haver pancadas de chuva a partir da tarde. Temperatura fica entre 12°C e 24°C.

SERRA
QUINTA: muita nebulosidade. O sol aparece e não chove. Temperatura entre 13°C e 23°C.
SEXTA: sol pela manhã, com aumento de nuvens e pancadas de chuva durante a tarde. Chuva se intensifica à noite e vem acompanhada de ventania e raios. A mínima deve ser de 14°C e a máxima de 25°C.
SÁBADO: nuvens carregadas e chuva desde cedo. Pode ventar forte e a temperatura oscila entre 12°C e 21°C.
DOMINGO: predomínio de céu nublado e com possibilidade de chuvisco ao longo do dia. Temperatura fica entre 10°C e 19°C.
SEGUNDA: sol com muitas nuvens. Frio ao amanhecer e pancadas de chuva à tarde. Mínima de 8°C e máxima de 22°C.

NORTE
QUINTA: céu aberto, com sol e sem previsão de chuva. Temperatura entre 15°C e 29°C.
SEXTA: muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. À tarde, a chuva se intensifica e pode vir acompanhada de raios e ventania. Temperatura oscila entre 16°C e 26°C.
SÁBADO: chuva forte a qualquer hora acompanhada de ventania. Deve fazer entre 15°C e 23°C.
DOMINGO: muitas nuvens, mas com períodos de sol e sem chuva. Temperatura oscila de 12°C a 23°C.
SEGUNDA: muitas nuvens, com chuva de moderada a forte intensidade. Temperatura fica entre 13°C e 22°C.