Ministério da Saúde amplia campanha de vacinação contra gripe

Prazo para vacinação contra a Influenza vai até o dia cinco de junho.

O Dia de D de Vacinação Contra a Influenza, marcado inicialmente para o dia nove de maio, foi suspenso pelo Ministério da Saúde. Também foi prorrogado o início da próxima fase da Campanha Nacional de Vacinação, dividindo em duas etapas o público-alvo que ainda não havia sido contemplado. Assim, a estratégia de vacinação seguirá até cinco de junho, ganhando duas semanas a mais. De acordo com o governo federal, a mudança se dá em função do momento atual de propagação da Covid-19 e da disponibilidade de vacinas pelo Instituto Butantan.

Estados e municípios estão recebendo as doses da vacina da gripe de forma escalonada, a cada semana, conforme são produzidas pelo Instituto Butantan. A farmacêutica Tatiana Castilhos, da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), informa que estão previstas para chegar ao Rio Grande do Sul nos próximos dias 342 mil doses de vacinas contra influenza.

Na primeira etapa da campanha, idosos e profissionais de saúde atingiram a marca de 100% da estimativa do público vacinado. No Litoral Norte até a última quinta-feira (30/04) haviam sido vacinadas aproximadamente 87 mil pessoas, sendo 9.324 apenas em Osório.

Do total de vacinados em Osório, 7.434 são idosos, 1.157 profissionais da área da saúde, 249 presidiários, 235 servidores de segurança e salvamento, 105 caminhoneiros, 68 trabalhadores transporte coletivo, 67 indígenas, oito são pessoas entre 55 e 59 anos e outra pessoa é puérpera (mulher que deu a luz em até 45 dias).

A seguir veja como ficou o novo cronograma de vacinação com as novas alterações:

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

• 11 a 17 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias;

•18 de maio a 5 de junho: adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas.

Foto: PMO