Moradores bloqueiam RS-407 em protesto em Xangri-Lá

img-20160227-wa0005_CBUGQcjA RS-407 foi bloqueada na tarde deste sábado (27) por moradores de Xangri-Lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A interrupção ocorreu entre as 16h e às 17h30 no km 12, no acesso a praia de Atlântida, que também permite chegar a Capão da Canoa. Um trator chegou a ser colocado atravessado na pista.

Com faixas e cartazes, o grupo cobrou do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) melhorias em um trevo principal da RS-407, como a colocação de lombadas eletrônicas e de mais sinalizações. Segundo os manifestantes, já foram feitos pedidos de municipalização da estrada por partes das prefeituras de Capão e Xangri-la, mas até agora não houve respostas por parte do Estado.

Devido ao bloqueio, uma fila de carros chegou a se formar. Entretanto, o Grupo Rodoviário de Xangri-Lá, do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), não soube estimar a extensão do engarrafamento. Conforme a organização, cerca de 100 pessoas participaram da mobilização.

Em 2010, os moradores fizeram um abaixo-assinado, que teve mais de 220 assinaturas. Entretanto, sem efeito. Segundo a organizadora do movimento, Aline Silva, 31 anos, os moradores se prepararam para fazer uma nova coleta de assinaturas, que deve iniciar na segunda-feira (29).

“As pessoas não aguentam mais. É acidente dia sim, dia não. Não tem como esperar”, observa Aline.