ipva2016Após o feriadão de Ano-Novo, os motoristas têm até esta segunda-feira para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2016 com descontos de até 29,7%, ainda sem a atualização da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), que deve ser reajustada em 10,3%. O benefício é só para aqueles que tiverem as vantagens dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão.

Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, terão dedução de 15%. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. Ainda é possível conseguir descontos até março, mas com percentuais menores. Participantes do programa Nota Fiscal Gaúcha que acumularam ao menos 100 notas fiscais recebem ainda o abatimento de 5% do valor, independentemente da antecipação. Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, 576 mil contribuintes já teriam pago o IPVA, com arrecadação de R$ 410 milhões. A meta do governo estadual é arrecadar R$ 2,56 bilhões com o tributo.

Diferentemente dos outros anos, quem não aproveitar os descontos será obrigado a pagar o IPVA em abril. O dia é definido pelo último número da placa. Junto com IPVA é possível pagar o licenciamento, o seguro obrigatório e as eventuais multas de trânsito. O licenciamento do veículo só ocorre com a quitação de todas obrigações.

Já os moradores de Porto Alegre deverão ficar atentos porque o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) poderão ser pagos com desconto de 12% até amanhã. Se for pago até 10 de fevereiro, o desconto cai para 5%. A outra opção é parcelar o imposto em dez vezes, sem desconto, a partir de 8 de março. O documento pode ser acessado no sitewww.portoalegre.rs.gov.br/iptu2016. Já o guia sem desconto estará disponível na Internet a partir de 11 de fevereiro.


There is no ads to display, Please add some