Município da região decreta situação de emergência

Prefeito de Mostardas Moisés Pedone decretou situação de emergência na segunda-feira (10).

A escassez de chuva no Estado tem causado problemas em diversas cidades gaúchos. A falta de chuva tem gerado prejuízo no setor agropecuário, sem contar a falta de água que tem afetado parte da população. A cada dia que passa, aumenta o número de municípios que decretaram situação de emergência. Já são mais de 200 nesta situação.

O problema da estiagem que afeta principalmente as regiões Norte e Noroeste do RS, tem se espalhado para as demais regiões do Estado, chegando ao Litoral Norte gaúcho. Na segunda-feira (10), após participar de reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o prefeito de Mostardas Moisés Pedone encaminhou ao governo do Estado o Decreto de Emergência.

Segundo Pedone, a falta de chuvas no acumulado nos últimos meses, somado às previsões de forte estiagem até março, fez com que a administração municipal baixasse Decreto de Estado de Emergência no Município. “Em nosso Município já sentimos os efeitos principalmente na cultura de milho, Feijão, soja, gado (pastagem) e resina”, declarou o prefeito de Mostardas.

Conforme Pedone, aproximadamente 60 famílias já foram afetadas no município da região, com um prejuízo estimado de aproximadamente oito milhões de reais, principalmente no setor de rebanho. “Para se ter uma ideia, nós temos 28 mil fêmeas aptas a produzir em torno de 14 mil terneiros. O máximo que chegamos em função da estiagem é 9,8 mil produções”, comentou. Ele ainda relatou que a prefeitura está realizando a abertura e limpeza de poços de águas e açudes para auxiliar os produtores: “nossas equipes estão mobilizadas, fazendo todo o levantamento junto às comunidades atingidas, mas a tendência é que os prejuízos aumentem nos próximos dias”, lamentou o prefeito de Mostardas.

Legenda: Prefeitura de Mostardas começou a realizar a limpeza e abertura de poços para juntar água.

A perspectiva de regularidade das chuvas no estado deverá ocorrer somente no inverno. Isso ocorre devido ao fenômeno La Nina, o que deixará as estações do verão e outono com escassez de chuvas em todo território do RS. Até lá, o governo do Estado vai seguir ampliando as ações para mitigar os efeitos da estiagem, como a ampliação do programa Sementes Forrageiras e do subsídio para o programa Troca-Troca de Sementes de Milho da safra 2021/2022 aos produtores de municípios que decretaram situação de emergência, além da priorização da liberação dos recursos para projetos ligados à irrigação no programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, cujo aporte total será de R$ 275,9 milhões.

Falta de chuva vai causar prejuízo de aproximadamente R$ 8 milhões a produtores de Mostardas.

Fotos: PMM