Município de Santo Antônio da Patrulha vence Prêmio Gestor Público 2015

5643a50c0900211112015182900Na noite de terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o  Sindifisco-RS e a Afisvec realizaram a 14ª edição do Prêmio Gestor Público. Este ano, mais de 80 prefeituras concorreram com 170 projetos. Santo Antônio da Patrulha foi condecorado com o principal prêmio da noite, alusivo ao tema desta edição, o Troféu Prêmio Destaque Proteção à Infância e à Adolescência com o projeto “Escala de Vulnerabilidade Social – Proteção à Criança e Adolescência nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede de Educação Municipal”.

Este projeto foi criado para uniformizar critérios de identificação e avaliação de situações de vulnerabilidade, proporcionando ao professor uma leitura de aspectos do ciclo de vida vivenciada pela criança/adolescente. A Escala de Vulnerabilidade Social é uma criação do Prefeito Paulo Bier e desenvolvida junto à Secretaria Municipal da Educação (SEMED).

O Prêmio Gestor Público, criado em 2002 com a finalidade avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Estado, é uma iniciativa da categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, representados pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec.

O município também estava concorrendo com mais três projetos que passaram para a fase de classificação: Google for Education – uma plataforma digital para professores e alunos da Rede Municipal, permitindo, por exemplo, que sejam encaminhados exercícios e respostas de forma organizada entre ambos; Programa de Formação de Idosos – que consiste em trabalhar com a informática redimensionando as relações após os 60 anos de idade; e o Centro de Educação Ambiental Santo Antônio, que faz parte do processo de revitalização da FEASA e visa contribuir para a recuperação de áreas degradadas, preservação e reconhecimento do valor de um ambiente saudável, através da implantação e efetivo funcionamento de um Centro de Educação Ambiental trabalhando com alunos, professores e comunidade em geral do município e região, realizando atividades de cunho ambiental variadas, como jogos e trilha ecológica, palestras e oficinas.

No ano passado, a Administração Municipal recebeu uma premiação com o projeto “FEASA: Construindo novas possibilidades de desenvolvimento com o agricultor e o jovem rural”.