O governo do Estado iniciou nesta quarta-feira (15) a distribuição de 25 mil testes rápidos sorológicos para identificação de novos casos de coronavírus no Rio Grande do Sul. Todos os 497 municípios vão ser contemplados com pelo menos uma caixa dos testes. Vale ressaltar que cada caixa contém 20 testes individuais. A distribuição foi realizada de acordo com a população e o número de casos confirmados em cada cidade. Com isso a cidade que mais vai receber testes é Porto Alegre, que vai receber 114 caixas, o que equivale a 2.280 testes.

Conforme a fórmula de distribuição realizada pela Secretaria de Saúde do Estado, a região do Litoral Norte vai receber 56 caixas com os testes do Covid-19, o que equivale ao total de 1.120 testes. Os municípios mais beneficiados são Capão da Canoa e Tramandaí que vão receber cinco caixas (100 testes cada). Já Osório deve receber quatro caixas com testes, assim como os municípios de Imbé, Santo Antônio da Patrulha e Torres, o que equivale a 80 testes para cada cidade.

Os testes serão realizados com prioridade em profissionais da saúde, da segurança e do sistema penitenciário. Pessoas que tiveram contato direto com profissionais desses grupos que testarem positivo para a Covid-19 também vão receber prioridade para o exame.

Segundo o governador Eduardo Leite, esse se trata de um lote inicial enviado pelo Ministério da Saúde e que mais testes vão ser disponibilizados em um segundo momento.

Para a realização do teste rápido sorológico, é necessária a coleta de apenas uma gota de sangue, e o resultado fica pronto em até 20 minutos. Ele detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o Coronavírus.

DISTRIBUIÇÃO POR MUNICÍPIOS (Litoral Norte)

*Os municípios de Arroio do Sal, Cidreira, Imbé, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Capão da Canoa e Tramandaí por apresentarem pelo menos um caso de Covid-19 vão receber outra caixa de testes. Sendo assim cada um desses municípios vai contar com mais testes.

Foto: Nielcem Fernandes