Na dificuldade que se cresce

As grandes soluções surgem nos momentos de dificuldade, somos forçados a buscar com afinco as medidas para enfrentar os problemas que surgem. Assim foram nas maiores crises mundiais, sejam de guerra, de pandemia, na economia, enfim há vários exemplos que temos acompanhado ao longo da vida ou registrados na história.

Desta forma é que o nosso Hospital tem se lançado a desafios para se manter funcionando e ao mesmo tempo ampliando e mantendo seus serviços a toda nossa comunidade regional. O São Vicente por diversas vezes esteve a ponto de fechar suas portas pelas dificuldades financeiras, mas a comunidade e o trabalho abnegado de algumas pessoas da comunidade conseguiram manter o funcionamento, mesmo depois de ter ocorrido o incêndio no ano de 2014. O esforço conjunto da comunidade, dos poderes públicos estadual e municipal e da direção conseguiram novamente reabrir o São Vicente numa cruzada desgastante, mas engrandecedora por reconhecimento da importância do nosso Hospital.

Depois de alguns anos sob intervenção municipal uma nova diretoria assumiu a entidade e a postura assumida pelos associados era de trazer a comunidade para apoiar e ajudar a recuperar esta nobre casa de saúde que já é quase centenária.

Durante muitos anos houve uma estagnação de investimentos, de ampliação de serviços e de reformas físicas do Hospital. Mas com o apoio de todos foi-se se concretizando as reformas, as mudanças necessárias para atender a nossa comunidade. Assim o nosso hospital assumiu com responsabilidade todo o período da pandemia e recebeu 30 leitos de UTI, algo que por décadas se fazia necessário e não era possível. A equipe de colaboradores, operosa e solícita soube enfrentar todo período crítico da pandemia, dando as respostas de atendimento necessárias para aqueles tristes e dolorosos momentos pelos quais passamos.

Durante este tempo se conseguiu manter os vencimentos dos colaboradores em dia e também de colocar aos poucos os dos profissionais médicos. Uma batalha hercúlea para que nosso hospital revelasse todo o seu potencial humano e sua importância dentro da nossa sociedade. Assim se venceu o pior, mas ainda persistem dívidas que se acumularam ao longo de anos e que ainda precisam ser sanadas ou como outras, foram parceladas.

Nestes últimos anos o apoio de parlamentares com os recursos de emendas, principalmente do deputado Alceu Moreira permitiram uma normalidade de fluxo de caixa para um funcionamento normalizado. Mesmo assim as dificuldades persistem e para que haja melhoria da receita se faz necessário investir em mais serviços especializados que tragam rentabilidade ao Hospital. Assim tendo definido que 10 leitos de UTI ficaram em definitivo surge a oportunidade de ampliar serviços. Agora teremos um setor de Hemodiálise ampliado para atender a mais de 180 pacientes mês. Também assim que concluída a reforma do antigo setor de Hemodiálise se poderá ter o serviço de oncologia e de Hemodinâmica que atualmente somente são realizados na capital.

As verbas recebidas vão permitir que se inicie as reformas e alguns destes setores sejam colocados em funcionamento, mas há necessidade de se angariar mais recursos para que todas as reformas e instalações sejam construídas. Este trabalha audacioso de apresentar novas especialidades necessita que a comunidade se integre ao projeto e venha a fazer sua doação, pois todo valor será com certeza bem recebido e somado aos esforços de todos. Com isso, mesmo na dificuldade poderemos alavancar nosso Hospital para um novo patamar de atendimentos que facilitaram a vida dos pacientes de toda a região e fará com que os osorienses se orgulhem de ter o nosso Hospital como referência regional.