Nova central da Polícia Civil concentra ocorrências mais leves

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 25.08.2016: O governador José Ivo Sartori inaugurou, nesta quinta-feira (25), a Central de Termos Circunstanciados e Núcleo de Mediação, na 13ª Delegacia de Polícia Civil, em Porto Alegre. No local, todas as infrações penais de menor potencial ofensivo registradas nas delegacias da capital serão reunidas em um sistema cartorário único. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

As infrações penais de menor potencial ofensivo registradas nas delegacias da capital agora serão reunidas em um sistema cartorário único, a Central de Termos Circunstanciados (TCs), da Polícia Civil (PC), inaugurado, nesta quinta-feira (25). Com isso, as delegacias distritais podem concentrar o trabalho nas investigações de casos mais graves, como latrocínios e roubos. Nessa central também vai funcionar o Núcleo de Mediação de Conflitos, do Programa Mediar da PC, que visa solucionar conflitos menores sem a necessidade de intervenção judicial.

A nova central e o núcleo funcionarão no prédio da 13° Delegacia de Polícia de Porto Alegre, na Rua Augusto Conte, nº 95, no bairro Cavalhada. A equipe será composta por um delegado, seis policiais civis e dez estagiários. A estrutura conta com secretaria, central de distribuição, cartórios e serviços de investigação.

O governador José Ivo Sartori, que esteve presente na solenidade, afirmou que a Central de Termos Circunstanciados é mais um passo na qualificação do atendimento à sociedade. “É para isso que serve o poder público, para tornar o serviço mais ágil e eficiente”, declarou. Sartori também falou das medidas anunciadas na área da Segurança Pública e reafirmou que “os passos serão dados com muita responsabilidade”. “Vamos construir um Estado mais moderno, mais sustentável e mais voltado às pessoas”, concluiu.

O chefe da PC, Emerson Wendt, disse que a centralização das ocorrências dará maior agilidade no encaminhamento e soluções das demandas. “Este é um marco para a Polícia Civil. Vai otimizar o trabalho policial para que a população seja melhor atendida e com qualificação”, salientou. Wendt também falou que este é o sétimo Núcleo de Mediação de Conflitos inaugurado no Rio Grande do Sul, que tem o objetivo de “propor uma conversa, gerar uma solução para as pessoas que se encontram em conflito e depois repassar para o Poder Judiciário para ser homologado”, afirmou.

Para o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, essas medidas são o “aperfeiçoamento da gestão com o mesmo número de efetivo e investimento”.

“A Polícia Civil ao disponibilizar este serviço se coloca ao lado da sociedade”, destacou o delegado titular da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre, Cleber Ferreira, que anunciou que a expectativa com a Central é aumentar em 50% a solução dos casos.

“As delegacias de Porto Alegre continuam registrando as ocorrências policiais, e as infrações de menor potencial ofensivo, com pena de até dois anos, são transferidas para a Central”, explicou o delegado titular da TCs, Gérson Nadler, que afirmou que isso deve desafogar a demanda do judiciário. A expectativa, segundo o delegado, é que mais centrais sejam inauguradas em Porto Alegre e no interior do estado.